O novato entra no time titular após Jimmy Garoppolo fraturar o pé contra o Miami Dolphins na semana 13, e desde então Purdy vem exercendo a função de titular na posição. Nesse sentido, Brock ainda não perdeu como profissional na temporada regular e isto deve ser usado como argumento na hora de decidir quem será o titular caso SF vá ao Super Bowl.
Jimmy G deve estar pronto até lá, visto que entra na relação de jogadores lesionados, mas como “duvidoso” e os Niners vão com Brock para a Philadelphia enfrentar os Eagles na final de conferência da NFC. Dessa forma, a cada jogo que os 49ers avançam na pós-temporada é mais um teste para o jovem quarterback selecionado na última posição do draft de 2022.
Sem lesões, jogando bem, se entendendo com os jogadores do ataque e mostrando que pode ser titular caso vá ao SB, San Francisco terá que decidir se Garoppolo retorna ao time na titularidade para jogar o Super Bowl, ou Brock continua com a ótima campanha que vem fazendo.
Jimmy Garoppolo x Brock Purdy
Vale endereçar que mesmo com os dois jogando na mesma posição, teoricamente o mais confiável é Jimmy por motivos como ser veterano, entender o sistema de jogo, conhecer o ambiente que está inserido, quem participa das ações a cada snap.
Contudo, Garoppolo gera desconfiança naqueles que assistem jogos, pois no passado tomou várias decisões erradas que custaram vitórias aos Niners, mas já esteve presente em um Super Bowl como titular.
Brock, por outro lado, não fica atrás muito atrás e também sabe como funciona o sistema de Kyle Shanahan. Jogadas dinâmicas, jogadores fora de suas posições, RB dando passes para touchdown, WR correndo por trás do quarterback, bloqueando, dando profundidade no plano de jogo.
Purdy consegue se inserir muito bem nisto já que é um QB móvel, e consegue se movimentar em posse da bola, soltá-la em movimento e faz boas leituras, trazendo mais incertezas para as defesas rivais que o enfrentaram até aqui. Além disso, melhorou um jogador fundamental para a equipe: George Kittle.
Um dos tight ends mais atléticos da NFL vivia uma seca de touchdowns, com médias meio TD por jogo antes do novato assumir a posição em campo. Desde então, tem pelo menos um touchdown por partida, tendo feito cinco TDs em três jogos consecutivos na reta final da campanha regular.
Não esteve presente pontuando contra os Seahawks e nem contra os Cowboys, mas a habilidade de bloquear e abrir espaços para os outros faz de Kittle um dos melhores da liga. Além disso, contra Dallas teve 95 jardas e cinco recepções, com média de quase 20 jardas por passe recebido.
Mesmo com Jimmy retornando e ainda que SF avance, a decisão que será tomada pelo staff dos 49ers influencia diretamente nos prognósticos de como será a partida, quais entradas deverão ser feitas e como os jogadores vão se comportar.
Brock Purdy é o 5° quarterback novato na história da NFL a começar um jogo de final de conferência
Segundo dados selecionados pelo site da CBS sports, Brock é o 5° quarterback novato na história da NFL a começar um jogo de final de conferência se juntando a Shaun King, Ben Roethlisberger, Joe Flacco e Mark Sanchez. Todos estes nomes citados foram derrotados e não chegaram ao SB em suas respectivas campanhas.
“No momento, ainda estou focado no jogo e no que poderíamos ter feito para ser melhor” – disse Brock Purdy após a vitória sobre os Cowboys no divisional round.
“Mas sim, é muito legal ver o relógio em zero, e então você vê os Niners sobre os Cowboys. Isso é muito bom nos playoffs. Então, definitivamente crédito para a comissão técnica por nos acertar durante toda a semana. Defesa, ataque, times especiais e todo mundo jogando. É preciso todo mundo, não apenas uma pessoa ou alguns caras. Literalmente leva todo mundo”.
Foto destaque: Divulgação/ San Francisco 49ers