Victor Wembanyama afirmou que gostaria de superar todas as primeiras escolhas que vieram antes dele em outras edições dos Drafts da NBA. A lista inclui nomes como LeBron James, Magic Johnson e Shaquille O’Neal.
Em entrevista à ESPN, Wembanyana declarou estar estudando outras lendas do basquete e atletas que tiveram um grande impacto na liga. O gigante francês almeja ser o maior de todos.
LEIA TAMBÉM:
+ Summer League: Wembanyama apaga estreia ruim com duplo-duplo contra Blazers
++ NBA: colegas de Spurs revelam que estão chocados com Wembanyama
— Estive analisando os dados de todas as escolhas número 1 do Draft e o impacto que elas tiveram. Estou tentando ser melhor do que todos os caras antes de mim—
Wemby jumper for his 1st bucket of the night!
Get to ESPN2 to see the #1 overall pick, Victor Wembanyama in action. pic.twitter.com/vAykwkYld1
— NBA (@NBA) July 10, 2023
Wembanyama quer superar LeBron James e Magic Johnson
A missão que ele mesmo estabeleceu, no entanto, não será nada fácil. Draftado pelo Los Angeles Lakers em 1979, Magic Johnson teve estatísticas impressionantes em seu ano como novato, mas o fato de jogar ao lado de Kareem Abdul-Jabbar foi determinante.
Johnson terminou seu primeiro ano na NBA como campeão, sendo escolhido o MVP das Finais, além de ter entrado para o All-NBA Team e para a equipe titular do All-Star Game. O único prêmio que ele não conquistou foi o de novato do ano, perdido para Larry Bird, seu maior rival e 2ª escolha geral feita pelo Boston Celtics no mesmo ano.
Mas para superar Magic Johnson, além do prêmio de novato do ano, Wembanyama precisará conquistar também um título da NBA pelo San Antonio Spurs, que teve uma das piores campanhas na temporada passada, e o prêmio de MVP das Finais.
Já LeBron James passou longe de conquistar seu primeiro título logo no primeiro ano —o primeiro título só aconteceu em sua 6ª temporada na liga, com o Miami Heat. Por outro lado, o astro que hoje está nos Lakers foi eleito o novato do ano em 2003.
Shaquille O’Neal também foi o novato do ano em 1992, mas assim como James, demorou para conquistar seu primeiro título. O troféu da NBA só veio oito anos mais tarde, quando ele já estava no Los Angeles Lakers.
Esse é um prêmio que nem metade das primeiras escolhas gerais conseguiu conquistar; em 75 edições, apenas 21 jogadores foram eleitos como o novato do ano.
Caso consiga, Wembanyama já vai deixar nomes como Hakeem Olajuwon, Dwight Howard e Anthony Davis para trás. Na temporada de 2022-23, Paolo Banchero foi eleito o novato do ano mesmo sem nem passar perto dos playoffs com o Orlando Magic.