Victor Wembanyama deixou os torcedores do San Antonio Spurs preocupados logo em seu primeiro dia após ter sido a primeira escolha geral do Draft NBA 2023.
Em um vídeo de arremessos do francês, já usando o uniforme dos Spurs, Wembanyama errou a maioria dos arremessos de curta distância e virou motivo de piada entre torcidas rivais.
Depois de algumas tentativas, o gigante de mais de 2,20 metros de altura só conseguiu acertar o aro ao chegar perto para uma enterrada — da qual ele nem precisou se esforçar tanto, já que um pulinho já era o suficiente para alcançar a cesta.
Vai floparpic.twitter.com/Bj2LTd6mXf
— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) June 25, 2023
Mas os torcedores da franquia do Texas podem ficar tranquilos, porque o vídeo não passou de uma ação de apresentação e não era esperado que Wembanyama realmente fizesse algum esforço.
Dentro das quadras francesas, o camisa 1 já mostrou que tem habilidade suficiente para estar à altura de uma primeira escolha de Draft.
Como joga Victor Wembanyama
Wembanyama já atuou pelo Nanterre 92, pelo ASVEL e pelo Metropolitans 92, onde foi comandado por Vincent Collet, ex-treinador da seleção francesa. Na última temporada, teve médias de 21,6 pontos, 10,4 rebotes e três tocos por jogo.
O hype sobre o francês é resultado da esperança de que ele possa se tornar um jogador completo, algo que já demonstrou ser uma possibilidade real. Como os números comprovam, seu jogo é baseado em muita contribuição de ambos os lados da quadra.
Defensivamente, ele é uma grande força na proteção do aro graças à sua capacidade de leitura de jogadas, antecipação e envergadura. Mas diferentemente do compatriota Rudy Gobert, eleito três vezes o melhor defensor do ano na NBA, o jovem se destaca também no ataque.
Apesar de muito alto, Wemby não deixa de buscar diferentes arremessos, seja do perímetro ou da meia-distância. Essa é uma área na qual ele vem evoluindo, e a expectativa é que haja uma melhora ainda mais significativa quando começar a atuar no nível mais alto nos Estados Unidos.
Sob as mãos de Gregg Popovich — prestes a renovar mais um contrato com os Spurs e dono de cinco títulos da NBA (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014) — o garoto tem muito a crescer. Com um talento natural, habilidade incomum para alguém de tamanha estatura e inteligência em quadra, Wembanyama deverá ter como principal dificuldade se acostumar com o jogo físico nos Estados Unidos.