O começo da Copa do Mundo de Basquete 2023 trouxe à tona um debate entre fãs, jogadores e técnicos da NBA sobre o reconhecimento de um título da liga como algo mundial.
Tudo começou depois que Noah Lyles, campeão mundial de atletismo nos 200 metros rasos, afirmou que um título da NBA não é a mesma coisa que um título mundial, já que as equipes sequer enfrentam times de outros países —com exceção do Toronto Raptors.
Gregg Poppovich, técnico do San Antonio Spurs e dono de cinco títulos da NBA (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014), discorda dos jogadores.
Em 2010, o treinador deu uma declaração que rebate todos os argumentos usados na tentativa de tornar o título da NBA como algo mundial.
— O mundo é maior que a América do Norte. Eu sei que às vezes nós, como americanos arrogantes, não respondemos ao resto, mas é verdade. Existe um grande mundo lá fora. Não há campeões mundiais na NBA, simplesmente não seria apropriado—, declarou Poppovich.
A discussão chegou a proporções tão grandes que o próprio Twitter decidiu colocar um aviso nas publicações sobre a validade dos títulos da liga para especificar que, na verdade, os atuais campeões mundiais são os espanhóis, que conquistaram a Copa do Mundo de Basquete em 2019.
O Twitter adicionou uma nota no tweet que o Tyler Herro fala que o campeão da NBA é o campeão do mundo hahahahaha pic.twitter.com/JhzFpMqAw7
— Pérolas da NBA (@PerolasdaNBA) August 29, 2023
Astros da NBA se revoltam após falas de Noah Lyles
Alguns jogadores da maior liga de basquete do mundo discordaram firmemente de Gregg e Lyles pois acreditam que, justamente por ser o principal campeonato da modalidade, o título deveria ter um peso de escala mundial.
Conhecido por ser uma pessoa que não poupa palavras, o ala-pivô do Golden State Warriors, Draymond Green, foi um dos que mais se mostrou chateado com a declaração de Noah. “Quando se tenta falar algo inteligente dá errado”, disse Green.
Outro que não costuma levar desaforo para casa, e aproveitou para rebater as críticas do velocista, foi o ala-pivô doPhoenix Suns, Kevin Durant. O astro ironizou Noah pedindo para que “alguém ajudasse esse cara”.
Além de Draymond Green e Kevin Durant, outros jogadores também se manifestaram. De’Aaron Fox, armador do Sacramento Kings, Bam Adebayo, pivô do Miami Heat, e Austin Rivers, armador do Los Angeles Lakers, também não gostaram do que ouviram.
Reaves, inclusive, é um dos jogadores do elenco da Seleção dos Estados Unidos que disputa a Copa do Mundo de Basquete. Ele defendeu que o termo usado para classificar os campeões da NBA acontece pelo fato de que os melhores jogadores do mundo atuam nas equipes americanas, o que justifica o título de “campeão do mundo”.
— É fácil de entender. Os melhores jogadores do mundo jogam na liga. Então, ser campeão na NBA te qualifica como um campeão mundial. Não sei o que me dá mais vergonha, o comentário ou a maneira como ele falou — criticou Reaves Rivers.
Siga o Quinto Quarto nas redes sociais!
Twitter
Facebook
Instagram