Na temporada passada, o Oklahoma City Thunder conseguiu pela primeira vez em cinco anos não cair na primeira fase da NBA. A equipe terminou em décimo lugar na Conferência Leste e foi para a fase de play-in, onde até chegou a vencer o New Orleans Pelicans na primeira rodada, mas caiu logo em seguida para o Minnesota Timberwolves.
Em 2023/24, o time, liderado por Shai Gilgeous-Alexander, vem apresentando um desempenho espetacular. Na segunda posição da Conferência Leste e com campanha superior ao Denver Nuggets, atual campeão da NBA, começa a ser uma das favoritas para ir para os playoffs do torneio.
Neste sexta-feira (08), jogando contra o Miami Heat e ao lado do seu torcedor, o time chegou a estar atrás do marcador na primeira fase do duelo, mas voltou do intervalo mais ligado e conseguiu virar o confronto, finalizando com uma vitória por 107 x 100. Com o resultado, o Thunder chega a sua segunda vitória seguida, já que bateu o Portland Trail Blazers na última rodada por 128 x 120.
Fought back ⚡️ pic.twitter.com/kBlfp3h1jD
— OKC THUNDER (@okcthunder) March 9, 2024
Shai Gilgeous-Alexander, com 37 pontos, repetiu a mesma pontuação nos dois duelos e vem mostrando a cada partida o porque é um dos favoritos ao prêmio de MVP da temporada. Com média e 31 pontos, seis rebotes e sete assistências, o canadense é um dos maios regulares na atual temporada e deve brigar com Nikola Jokic pelo primeiro de principal destaque da primeira fase da NBA.
Mesmo com excelente desempenho, Gilgeous-Alexander se encontra em desvantagem ao prêmio de MVP da NBA
Apesar do bom desempenho no ano, o astro do Oklahoma City Thunder deve perder a premiação para Nikola Jokic. Em pontuação, Gilgeous-Alexander tem 31 pontos de média contra 26 de Jokic, mas é superado em rebotes (6/12) e em assistências (6/9).
A briga entre os dois atletas, também evidência um cenário que vem ocorrendo nos últimos anos e sendo motivo de discussões, já que pela sexta vez seguida um estrangeiro deve ser o MVP da NBA.
James Harden, na temporada de 2017/18, quando atuava pelo Houston Rockets, foi o último atleta dos Estados Unidos a ganhar a premiação. Uma vitória de Gilgeous-Alexander também poderá quebrar um outro recorde, já que o último jogador canadense que venceu a premiação foi Steve Nash, em 2005/06.
As duas equipes retornam as quadras no próximo domingo (10), quando tem compromissos relativamente tranquilos na NBA. O Miami Heat irá encarar o Washington Wizards, uma das piores equipes do torneio, enquanto o Thunder irá enfrentar, dentro de casa, o Memphis Grizzlies.