NBA: Thunder ignora polêmica, escala Josh Giddey e perde para 76ers

Paola Zanon | 25/11/2023 - 21:48

O Philadelphia 76ers venceu o Oklahoma City Thunder por 127 a 123 na noite de sábado (25). O jogo, válido pela temporada regular da NBA, aconteceu no Paycom Center, em Oklahoma.

A franquia de Oklahoma ignorou a polêmica sobre Josh Giddey ter se envolvido sexualmente com uma menor de idade e, mesmo com uma investigação interna da NBA aberta, o escalou no time titular. O jogador ainda foi ovacionado pela torcida.

Joel Embiid foi quem abriu o placar do jogo na bandeja, ajudando os Sixers não só a largarem na frente, como também abrirem mais de 10 pontos de vantagem antes da metade do primeiro quarto.

Mas do outro lado da quadra, Chet Holmgren e Shai Gilgeous-Alexander foram os responsáveis por colocar o Thunder de volta no jogo, diminuindo a desvantagem de volta para apenas um dígito, terminando o período com apenas dois pontos a menos.

Logo no começo do segundo quarto, os donos da casa conseguiram passar à frente no placar, que ficou se alternando e não teve mais de seis pontos de vantagem para nenhum dos lados até a ida para o intervalo, com o Philadelphia liderando por quatro pontos.

Na volta do intervalo, o Thunder voltou a passar à frente no placar, novamente com boas jogadas de Shai e Chet. Do outro lado, Embiid continuou o bom jogo ofensivo ao lado de Tyrese Maxey e de todo o time titular, o que fez os Sixers recuperarem a liderança e abrirem, pela segunda vez, mais de 10 pontos de vantagem antes do início do último período.

No começo do último quarto, todos os titulares dos 76ers já estavam com dígitos duplos na pontuação, com destaque para o camaronês. Já o Thunder parecia não se encaixar mais coletivamente, principalmente ao enfrentar a defesa dos adversários no garrafão.

Nos últimos 12 minutos de jogo, a franquia de Filadélfia assumiu completamente o controle e não deixou a diferença no marcador ficar abaixo dos 10 pontos, até os três minutos finais, quando o Oklahoma mostrou uma reação e conseguiu diminuir a diferença para quatro pontos.

Apesar disso, os Sixers não perderam a liderança e seguraram a vantagem durante tempo suficiente para garantir a vitória do jogo, apesar de o último minuto ter sido o mais disputado da partida inteira.

Com a derrota, o Oklahoma City Thunder perdeu a chance de dormir líder na tabela da Conferência Oeste; este seria o maior feito da franquia desde que Paul George concorreu para MVP em 2019.

76ers x Thunder: estatísticas

Joel Embiid, do Philadelphia 76ers. Foto: Icon sport
Joel Embiid, do Philadelphia 76ers. Foto: Icon sport

Todos os jogadores titulares do time visitante terminaram o jogo com dígitos duplos na pontuação, com Embiid na liderança, tendo anotado um duplo-duplo de 34 pontos, 11 rebotes e nove assistências, além de quatro tocos. Veja abaixo todos os números do quinteto principal dos Sixers:

  • Tyrese Maxey: 28 pontos, oito rebotes e três assistências
  • Tobias Harris: 16 pontos, cinco rebotes e seis assistências
  • Nicolas Batum: 14 pontos, sete rebotes e três assistências
  • De'Anthony Melton: 14 pontos, sete rebotes e cinco assistências

Para o Thunder, o principal nome em quadra foi Holmgren, com 33 pontos, seis rebotes e duas assistências, além de três tocos. Shai também foi importante, com 31 pontos, seis rebotes, cinco assistências e dois roubos de bola.

Josh Giddey, por outro lado, teve um rendimento abaixo do que tem apresentado desde o começo da temporada, com apenas 10 pontos, sete rebotes e oito assistências.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.