Apesar de ser um dos principais jogadores da NBA em atividade, James Harden é vítima de duras críticas por parte de torcedores e especialistas, sobretudo por não ter um anel de campeão.
Mas os números históricos do Barba são tão impressionantes que poderiam facilmente apagar o fato de ele ainda não ter conquistado o título da liga de basquete.
Desde que começou sua carreira, James Harden nunca ficou de fora da pós-temporada, incluindo seu pouco tempo no Brooklyn Nets, onde ele teve atuações bastante abaixo do que de costume, mas ainda dentro de estatísticas de jogadores mais comuns.
Na temporada de 2018-19, seu auge no Houston Rockets, o armador se tornou o único atleta da NBA deste século a fechar os jogos regulares com uma média de 36 pontos por partida.
Nesta mesma temporada, Harden teve 32 jogos consecutivos acima dos 30 pontos, a maior sequência de jogos acima dos 30 pontos desde Wilt Chamberlain.
No ano seguinte, James alcançou mais um novo recorde com 34 pontos por jogo —apenas mais quatro jogadores fizeram isso desde a fusão entre NBA e ABA: Kobe Bryant, Michael Jordan, Bob McAdoo e Kareem Abdul-Jabbar.
Outra média histórica do Barba é ter uma média de 21 pontos, seis rebotes e 11 assistências por jogo de temporada regular. O único jogador a alcançar os mesmos números desde os anos 2000 é Russell Westbrook. Antes deles, apenas Magic Johnson e Oscar Robertson chegaram a tais médias.
Mesmo depois do seu período de auge, Harden continua mantendo um bom nível de jogo. Na temporada passada, o armador foi o líder em assistências da liga com uma média de 10,7 por jogo, além de ter duas partidas de playoffs acima dos 40 pontos.
Por que James Harden é subestimado?
Os tempos no Houston Rockets tinham tudo para consagrar James Harden como um dos maiores jogadores da história da NBA, além de campeão.
O problema, no entanto, é que na mesma temporada de seu auge, tinha no caminho um Golden State Warriors com Stephen Curry, Klay Thompson, Kevin Durant, Draymond Green e Andre Iguodala.
Os Rockets deram o azar de cruzar com a maior potência da NBA nas semifinais da Conferência Oeste em 2019, perdendo a série por 4 a 2. Desde então, as médias de James caíram para baixo dos 25 pontos por jogo.
O Barba voltou para a temporada seguinte bastante desmotivado após as chuvas de críticas e ironias por não ter sido crucial o suficiente para derrotar um dos maiores times da atualidade.
O desmanche no elenco de Houston também foi um fator determinante para que o próprio James Harden decidisse testar novos ares, mas o fato de ele nunca mais ter voltado aos números de seu auge seguem fazendo uma sombra em sua carreira cheia de recordes históricos.