Shaquille O´Neal escolhe entre SGA e Luka Doncic: ‘Ele é um grande jogador agora’

Marcelo Cartaxo | 16/01/2024 - 22:29

Durante o pré jogo para Oklahoma City Thunder x Los Angeles Clippers, o ex-Lakers comentou em uma conversa sobre quem é o melhor armador da liga atualmente, e disse que acha Shai Gilgeous-Alexander melhor do que Luka Doncic, astro do Dallas Mavericks e da seleção Eslovênia.

— Vou ter que escolhê-lo [SGA]. Luka é um jogador fabuloso, mas esse garoto? Ele joga da maneira certa, envolve seus companheiros… Vou com ele agora… Ele é um jogador incrível agora. — disse Shaq.

Curiosamente, ambos os jogadores aparecem entre os favoritos na corrida pelo prêmio de MVP. Atualmente, Shai Gilgeous-Alexander tem 31.3 pontos de média, enquanto Luka tem 33 pontos por jogo nesta temporada.

Mesmo com uma média de pontos superior, Luka e os Mavericks ficam atrás do Thunder na tabela de classificação da conferência oeste. OKC é o segundo colocado com 27 vitórias e 12 derrotas, aparecendo como uma das grandes surpresas da temporada com o terceiro elenco mais jovem da liga (24 anos de média). O quinteto titular formado com SGA, Chet Holmgren, Jaylen Williams, Lue Dort e Josh Giddey tem surpreendido por causa da juventude, mas que mostram atitudes de veteranos.

Por outro lado, a temporada do Dallas Mavericks não é ruim. Em 6º lugar na conferência oeste somando 24 vitórias e 17 derrotas, os Mavericks de Luka Doncic aparecem em uma temporada consistente. De acordo com o preview da ESPN, espera-se uma campanha de 41 vitórias para os Mavericks e uma provável aparição nos playoffs. Caso a temporada terminasse na rodada atual, Dallas estaria classificado.

No confronto direto, Luka Doncic é superior a Shai Gilgeous-Alexander

A última vez que Luka Doncic e Shai Gilgeous-Alexander se enfrentaram quem levou a melhor foi Shai. OKC derrotou o Dallas Mavericks por 126 x 110 dezembro de 2023. Desde então, os dois astros do basquete na NBA não se encontraram mais.

No decorrer de nove jogos em que Luka e Shai se enfrentaram – contando com a época que SGA estava no Los Angeles Clippers -, Doncic (29.6) tem uma média de pontos superior ao de Gilgeous-Alexander (19.8). Contudo, o jogador do Thunder levou a melhor em cinco jogos, superando Doncic em resultado na partida.

Enquanto um é superior estatisticamente, o outro levou seu time a vitória mais vezes em confrontos diretos entre dois jogadores jovens jogadores que tem tomado a NBA de assalto com seus extensos arsenais de cestas e dribles.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.