Quando entraram em quadra, nesta terça-feira (9), Oklahoma City Thunder e Sacramento Kings viviam momentos opostos na temporada da NBA. Já garantidos nos playoffs, os donos da casa protagonizaram uma das mais espetaculares viradas da temporada. Saindo atrás por 20 pontos, venceram por 112 a 105.
Aos gritos de MVP, Shai Gilgeous-Alexander somou 40 pontos e sete rebotes para liderar a sua equipe. Imparável depois do intervalo, Shai anotou 28 pontos nos últimos dois períodos para manter vivo o sonho da garantir a liderança da Conferência Oeste da NBA para os playoffs.
Pelo lado dos Kings, nem os 33 pontos e oito rebotes de De’Aron Fox, e os 26 pontos de Keon Ellis foram capazes de evitar uma virada histórica fora de casa. O resultado deixa a situação de Sacramento complicada na classificação da Conferência Oeste. Com 45 vitórias, a franquia pode perder a oitava posição na tabela para os Lakers ainda nesta rodada.
Outro prejuízo de Sacramento no jogo foi o fim da incrível sequência de 61 jogos seguidos de Domantas Sabonis anotando um duplo-duplo, recorde absoluto da franquia e da NBA. Com 13 rebotes, mas apenas 8 pontos anotados, o pivô foi a grande decepção do duelo.
Kings dominam o primeiro tempo e abrem 20 pontos de vantagem na NBA
O duelo entre Oklahoma City Thunder e Sacramento Kings valia muita coisa, principalmente para os visitantes, já que OKC entrou em quadra com a classificação direta para os playoffs já garantida.
A franquia de Sacramento, por sua vez, sabia que vencer os rivais da Conferência Oeste da NBA poderia aliviar a pressão da equipe para os últimos jogos da temporada, e garantir um respiro na intensa briga por uma das últimas três vagas direitas aos playoffs.
E todo esse contexto pesou para os visitantes da noite, que começaram o jogo pressionando. Apenas dos inúmeros erros no primeiro quarto, o alto volume nos arremessos garantiu a vantagem de por três pontos nos 12 primeiros minutos do confronto.
Mas foi no começo do segundo período que os Kings abriram a maior vantagem do jogo, que lhes permitiram sonhar com uma vitória contra o já classificado OKC. Liderados por Fox e Sabonis, a franquia de Sacramento anotou 20 pontos e cederam apenas seis aos donos da casa, terminando o período com 20 pontos na liderança, a maior vantagem da partida.
Diferença essa construída com um bom volume nos arremessos somados a um aproveitamento bem melhor que no primeiro período. Mas não só isso. Na defesa, a franquia de Sacramento não dava vida fácil para os arremessadores de Oklahoma, que somaram apenas 20% de aproveitamento.
Da água para o vinho: um segundo tempo impecável garante vitória dos Thunder na NBA
Até que o terceiro período do jogo começou e as coisas se inverteram, e foi a vez dos Thunder assumir o protagonismo do jogo. Com maior volume e um melhor aproveitamento, os torcedores viram Shai Gilgeous-Alexander, principal estrela do time, liderar e anotar 17 pontos em 12 minutos, e cortar a vantagem para apenas três pontos.
Mesmo jogando melhor, OKC, que ainda não havia liderado o duelo, só foi conseguir passar a frente pela primeira vez no início do último e derradeiro período de jogo. Com pouco mais de 10 minutos a jogar, os donos da casa garantem a primeira liderança no jogo.
E o “Shai Show” continuou nos últimos 12 minutos de jogo. Aos gritos de MVP, o armador dos Thunder anotou outros 9 pontos e os cinco últimos da sua equipe no jogo, para garantir uma virada maiúscula diante dos seus torcedores.
Derrota para OKC coloca um fim na incrível sequência de Sabonis na NBA
A última vez que o pivô do Sacramento Kings, Domantas Sabonis, terminou um jogo da NBA sem anotar um duplo-duplo ainda estávamos em 2023. Em 28 de novembro de 2023, na vitória por 124 a 123 contra o Golden State Warriors, e foi a última vez que a estrela de Sacramento saiu de um jogo com menos de dois dígitos nas estatísticas. Naquele confronto, Sabonis terminou o duelo com nove pontos, oito rebotes e 10 assistências
De lá para cá, foram 61 jogos seguidos, estabelecendo um recorde absoluta na NBA e na franquia, que se encerrou nesta terça-feira (9), na dolorida derrota contra o Oklahoma City Thunder, após estar vencendo por 20 pontos no intervalo. O jogador, que costuma liderar o time nos momentos mais difíceis, foi a grande decepção do duelo.
A derrota ainda liga o sinal de alerta para o time na classificação da Conferência Oeste da NBA. Com 45 vitórias e 33 derrotas, os Kings podem ser ultrapassados pelos Lakers em caso de vitória da franquia de LA contra os Warriors, outro concorrente direto na briga, ainda nesta rodada e ficar ainda mais distante de uma vaga direta nos playoffs da NBA.