A NBA poderá ter nas próximas temporadas a volta de um jogador russo em uma das equipes que disputam a competição. Egor Demin, promessa do Sub-18 do Real Madrid, vem brilhando nas categorias de base do clube espanhol e chega sondado para estar elegível para o draft da NBA de 2025.
Kevin Young, treinador do Brigham Young University Cougars, afirmou que o russo já tem um acordo para disputar a próxima temporada do College pela equipe, o que irá servir como uma maneira do atleta, em caso de destaque, chamar a atenção de alguma equipe da NBA e possa ser uma das futuras escolhas do Draft de 2025.
Demin é apontado como um dos dez jogadores mais promissores para o draft de 2025. Os Cougars que, caso tenham o russo como um jogador selecionável, vão encerrar um longo jejum.
O último atleta a atuar na NBA vindo da equipe foi Jimmer Fredette, que foi para o Sacramento Kings. Fredette ainda passou por Chicago Bulls, Phoenix Suns, New Orleans Pelicans, New York Knicks e atualmente atua na China.
A finalização do negócio com Demin é uma mudança de postura dos Cougars, que pretendem se tornar uma das melhores equipes do basquete universitário, além de um local de revelação de novos talentos. A promessa russa que vinha conversando com John Calipari, treinador do time universitário do Arkansas, mas preferiu fechar com os Cougars.
ESPN Sources with @Draftexpress: Real Madrid’s Egor Demin — a projected 2025 NBA Draft lottery pick — has committed to BYU and coach Kevin Young for the 2024-‘25 season. Demin’s a highly skilled 6-9 Russian guard who’ll arrive as one of most talented recruits in program history. pic.twitter.com/EJcNAyqN9N
— Adrian Wojnarowski (@wojespn) May 28, 2024
NBA poderá ter novamente a presença de um atleta russo na NBA
Uma das ausências mais sentidas nos últimos anos na NBA é a presença de atletas russos disputando a competição. Atletas da Lituânia, Letônia, Eslovênia e Sérvia contam com atletas brilhando na competição, com destaque para Nikola Jokic, que foi o MVP da última temporada regular.
Na equipe de basquete da Rússia, temos a presença de jogadores que já atuaram nos Estados Unidos, porém optaram por atuar em seu país natal. É o caso de Sergey Karasev, com passagens por Cleveland Cavaliers e Brooklyn Nets. Além disto, outro que tem passagens pela liga de basquete dos Estados Unidos é o treinador da equipe, Sergei Bazarevich, que teve apagada passagem na temporada de 1994 pelo Atlanta Hawks.
A ida de Demin para a NBA poderá dar um protagonismo importante para a Rússia, que já foi uma equipe de muito sucesso no basquete, quando fazia parte da URSS. O russo que vem demonstrando ser muito habilidoso, com rapidez nas suas decisões em quadra e também com boas pontuações. Pode atuar como ala ou como um armador.