O Dallas Mavericks venceu o Oklahoma City Thunder pelo placar apertado de 105 a 101, na tarde deste sábado (11), no Jogo 3 das semifinais da Conferência Oeste da NBA, e agora lideram a série de playoffs por 2 a 1.
Donos do American Airlines Center, os Mavs começaram com domínio do jogo e chegaram a abrir nove pontos de vantagem logo no começo do primeiro quarto, principalmente por causa dos rebotes ofensivos, mas viram os visitantes reagirem e diminuírem essa diferença para apenas três.
Na sequência, o time de Dallas não conseguiu frear os adversários; com pouco mais de três minutos no segundo quarto, o Thunder não só empatou, como passou à frente no placar. Com o físico de Luka Doncic comprometida, Kyrie Irving tentou assumir a liderança da equipe, mas o destaque inicial ficou com P. J. Washington.
Até a saída para o intervalo, as duas equipes seguiram revezando a vantagem no marcador, que chegava a no máximo a duas posses de diferença. Sob a liderança de Shai Gilgeous-Alexander, que anotou 17 no primeiro tempo, o time de Oklahoma foi para os vestiários na frente por um ponto.
Isaiah Joe with a huge 3.
He’s been so good today. pic.twitter.com/jbm8JMWkpq
— #1 Thunder Film Room (@ThunderFilmRoom) May 11, 2024
A primeira metade do terceiro quarto foi inteira dominada pelo Thunder, que chegou a abrir 10 pontos de vantagem —a maior do jogo até o momento. Mas na reta final do período, os Mavericks surpreenderam os adversários com uma corrida de 16 a 0, principalmente na conta de P. J., que nesse momento, chegou a 27 pontos na partida.
Mark Daigneault, então, aproveitou uma queda de Lu Dort para pedir uma parada técnica e reorganizar a equipe —e deu certo; o Oklahoma City não deixou os donos da casa abrirem tanta vantagem assim em cima dele, mantendo o jogo vivo e equilibrado.
Ao mesmo tempo em que os Mavericks mostraram outros protagonistas, o comprometimento de Doncic ficou ainda mais evidente. Ele não voltou para a quadra depois da pausa técnica do Thunder e encerrou o terceiro período com menos de 20 pontos —mas com 12 rebotes.
Se do lado dos donos da casa os rebotes ofensivos foram a principal força, os visitantes pecaram nessa parte, ainda mais tendo um pivô tão alto como Chet Holmgren —o novato pegou seu primeiro rebote no ataque apenas no quarto período.
O duelo seguiu ainda mais disputado no último quarto, com as lideranças se revezando mais uma vez e a vantagem máxima de duas posses de bola. No clutch time, no entanto, os donos da casa conseguiram se sobressair, para o delírio da torcida.
P.J. Washington levantando o American Airlines Center!!! 🔥🔥🔥@dallasmavs @ESPNBrasil #NBAPlayoffs NBAnaESPN pic.twitter.com/y3VLk2qgqv
— NBA Brasil (@NBABrasil) May 11, 2024
Os Mavericks venceram o jogo por uma diferença de apenas quatro pontos e agora lideram a série por 2 a 1. O Jogo 4 contra o Thunder acontecerá na próxima segunda-feira (13), mais uma vez em Dallas.
Thunder x Mavericks: estatísticas
Oklahoma City Thunder
- Lu Dort: oito pontos, dois rebotes e duas assistências
- Jalen Williams: 16 pontos, seis rebotes e oito assistências
- Chet Holmgren: 13 pontos, oito rebotes e três assistências
- Josh Giddey: nove pontos, dois rebotes e uma assistência
- Shai Gilgeous-Alexander: 31 pontos, 10 rebotes e seis assistências
Dallas Mavericks
- Derrick Jones Jr.: três pontos, quatro rebotes e uma assistência
- P. J. Washington: 27 pontos, seis rebotes e duas assistências
- Daniel Gafford: oito pontos, cinco rebotes e três assistências
- Kyrie Irving: 22 pontos, cinco rebotes e sete assistências
- Luka Doncic: 22 pontos, 15 rebotes e cinco assistências