NBA Playoffs 2024: abalado, Embiid culpa arbitragem por derrota dos 76ers no Jogo 2

Paola Zanon | 23/04/2024 - 11:52

Joel Embiid não digeriu bem a derrota do Philadelphia 76ers para o New York Knicks, na noite de segunda-feira (22), no Jogo 2 da primeira rodada dos playoffs da NBA.

Os Sixers estavam vencendo a partida a um minuto para o fim, quando os donos do Madison Square Garden reagiram e conseguiram virar, vencendo por 104 a 101 e abrindo 2 a 0 na série. O camaronês até tentou um empate da linha de três pontos nos últimos segundos, mas a bola acabou não entrando.

Ao falar sobre a derrota, no entanto, o foco do pivô foi outro: um erro da arbitragem. Quando o time da Filadélfia ainda estava com a vantagem, Nick Nurse teve seu pedido de tempo ignorado.

— Todo mundo estava tentando pedir tempo, inclusive eu. O técnico também. E a arbitragem não deu. Sem contar um monte de faltas não marcadas. Inaceitável—, disparou ele, sem nem conseguir levantar a cabeça para responder a entrevista no vestiário.

Apesar de estar visivelmente abalado, Embiid afirmou que ainda tem esperança de virar e vencer a série contra os Knicks.

— Deveríamos estar 2 a 0. Estamos bem. Vamos vencer essa série. Sabemos o que temos que consertar e vamos fazer isso. Somos o melhor time e vamos continuar lutando—, prometeu o jogador.

Mais tarde, Nick Nurse também falou sobre o pedido de tempo que foi ignorado pela arbitragem e acrescentou que não fez apenas uma tentativa de pausar a partida, foram várias.

— Eu pedi timeout. O árbitro olhou diretamente para mim e me ignorou. Tyrese [Maxey] pegou a bola, pedi timeout de novo, ele me ignorou de novo. Então a confusão começou—, narrou o treinador.

Mesmo doente, Maxey conseguiu anotar 35 pontos e acertou uma bola que poderia ter sido a da vitória, caso os pedidos de tempo tivessem sido respeitados.

A saúde de Joel Embiid

Até poucas horas antes do Jogo 2 contra os Knicks, a participação de Embiid era uma dúvida. O camaronês teve o joelho operado atingido durante o Jogo 1, foi para os vestiários, mas conseguiu retornar para a quadra depois do intervalo.

Porém, ainda havia uma incerteza sobre a volta do pivô para o segundo jogo da série. Além dele, inclusive, o próprio Tyrese Maxey havia sido listado como questionável por causa de um resfriado.

Mas ambos os jogadores superaram a saúde e foram os principais pontuadores da noite; Embiid com um duplo-duplo de 34 pontos e 10 rebotes, e Tyrese com um duplo-duplo de 35 pontos e 10 assistências.

O Jogo 3 entre Knicks e Sixers acontecerá na próxima quinta-feira (25), a partir das 20h30 (de Brasília), no Wells Fargo Center, Filadélfia.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.