A um passo do abismo: Pistons se aproximam de recorde perigoso na NBA

Paola Zanon | 22/12/2023 - 11:31

O Detroit Pistons desperdiçou sua maior chance de quebrar a sequência de derrotas na noite de quinta-feira (21) e está cada vez mais próximo de bater o pior recorde da NBA.

O Utah Jazz viajou para Michigan com uma lista enorme de desfalques, incluindo jogadores titulares: Lauri Markkanen, Omer Yurtseven, Talen Horton-Tucker, Keyonte George e Jordan Clarkson.

O fato de jogar em casa contra jogadores reservas de um time que também não tem feito uma campanha brilhante acendeu a esperança da primeira vitória depois de 24 derrotas seguidas. Mas a sequência aumentou para 25.

O elenco reserva do Jazz conseguiu vencer os titulares de Detroit por 119 a 111 em plena Little Caesars Arena lotada de torcedores desiludidos. Na reta final do último quarto e percebendo a derrota certa, a plateia chegou a pedir que a franquia seja vendida. Até mesmo Markkanen, que não entrou em quadra, ficou desconfortável com a situação.

Na temporada 2023-24, os Pistons ganharam apenas dois jogos: em 27 de outubro, contra o Charlotte Hornets, e na noite seguinte, contra o Chicago Bulls. Ao todo, foram 26 derrotas.

Agora, a franquia está a apenas um jogo da pior sequência de derrotas da história da liga, que pertence ao Philadelphia 76ers, com 26 resultados negativos consecutivos na temporada 2013-14 —há exatos 10 anos.

Líder da equipe, Cade Cunningham até tentou fazer a parte dele; foram 28 pontos, 10 assistências e seis rebotes, mas nem isso foi o suficiente para quebrar a sequência assustadora.

— Não somos tão ruins a ponto de estarmos 2-26. Podemos jogar um basquete melhor. Tivemos a chance de vencer e infelizmente não conseguimos. Queremos ganhar vários jogos, mas estar do lado errado da história é bem complicado. Agora é pensar no próximo jogo e focar no nosso objetivo—, desabafou ele, durante a entrevista coletiva após a partida.

Má fase dos Pistons não é de hoje

Na temporada passada, o Detroit Pistons foi o dono da pior campanha de toda a liga, com 65 derrotas e apenas 17 vitórias, e ainda deu o azar de não ficar com a 1ª escolha geral no sorteio do Draft 2023.

Ainda assim, a franquia conseguiu trazer Ausar Thompson na 5ª escolha geral; o calouro vem fazendo uma boa temporada de estreia e está no top 5 da corrida pelo prêmio de Novato do Ano.

Além do jovem talento, os dirigentes também acharam que Monty Williams seria o treinador ideal para desabrochar o time mais jovem da liga —mas não foi bem isso o que aconteceu.

Tanto o técnico, quanto os jogadores já deixaram subentendido em algumas entrevistas que a química entre eles é inexistente. Williams chegou até mesmo a culpar os jogadores pela sequência de derrotas dos Pistons.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.