Uma das mais equilibradas temporadas recentes da NBA vai chegando ao final. Nesta sexta-feira (12), penúltimo dia com jogos na fase classificatória, todas as 30 equipes entrarão em quadra. E bem diferente de anos anteriores, quando a maioria dos times já tinha a vida resolvida nas últimas rodadas, o cenário da noite será de decisão para um número significativo de franquias. Entre as que mais têm a ganhar – e a perder -, estão New Orleans Pelicans, Phoenix Suns, Sacramento Kings, Golden State Warriors e Los Angeles Lakers.
Com os resultados da quinta-feira, estes cinco ocupam as posições entre o sexto e o 10º lugar, respectivamente. Ainda existe indefinição de quem será o último classificado de forma direta para os Playoffs, bem como qual posição cada um ocupará dentro da repescagem, o chamado Play-in. A temporada regular termina no domingo, e os únicos que ainda podem ficar com uma vaga na fase decisiva são Pelicans e Suns, enquanto os demais brigam escapar das últimas duas colocações.
Duas situações podem ser estabelecidas já nesta noite. A primeira é o New Orleans Pelicans garantir o sexto lugar. Para isso, precisa vencer o seu compromisso e torcer por um tropeço dos Suns, que têm uma derrota a mais e não conseguiria mais alcançá-los no domingo. A outra é o Los Angeles Lakers ser confirmado como o 10º na tabela. Neste cenário, o time de LeBron James teria de perder e ver Warriors e Kings ganharem.
Conteúdo
Os desafios para Pelicans e Suns
Como se não bastasse todo o equilíbrio, quis o destino que a 81ª das 82 rodadas fosse cheia de confrontos diretos. Das cinco equipes envolvidas nesta corrida, somente os Lakers terão um adversário já eliminado – o Memphis Grizzlies, 13º do Oeste. Para Pelicans e Suns, os caminhos são bastante parecidos, duas pedreiras longe de casa.
Quem entra em quadra primeiro é o elenco liderado por Zion Williamson, que a partir das 23h encara o Golden State, em San Francisco. As duas equipes vêm de um “back to back”, quando se faz jogos em dias consecutivos. New Orleans tem uma campanha hoje de 48 vitórias e 32 derrotas, uma a mais do que Phoenix, que tem 47 e 33. Caso os Pelicans consigam bater Stephen Curry e companhia, garantirá 49 triunfos, mas ainda com a possibilidade de chegar a 50 no final de semana, número este já inatingível para o grupo Kevin Durant e Devin Booker.
Apenas meia hora depois, a bola sobe em Sacramento para Kings e Suns. A franquia do Arizona já não pode mais se dar o luxo de perder nenhum jogo, especialmente o de hoje. Se combinado com uma vitória dos Pelicans, um tropeço de Phoenix resultaria na classificação antecipada de New Orleans para os Playoffs, já que a diferença seria de duas derrotas com apenas um compromisso pela frente.
O contrário não seria suficiente para colocar os Suns já na pós-temporada, mas devolveria o time ao sexto lugar. Mesmo que as campanhas ficassem iguais neste cenário, 48-33 para ambos, o critério de desempate pesa a favor deles, que venceram dois dos três confrontos que tiveram contra a equipe da Louisiana este ano.
No domingo, Phoenix vai a Minnesota para enfrentar os Timberwolves, e os Pelicans fecham o calendário em casa, diante dos Lakers.
Kings, Warriors e Lakers estão empatados
A briga dentro da zona de Play-in foi a que mais se movimentou nos últimos dias. Depois de uma sequência de nove vitórias em 10 partidas, o Los Angeles Lakers chegou a flertar com o sétimo lugar, mas emendou dois resultados negativos e despencou para 10º. Hoje, Kings, Warriors e Lakers têm a mesma campanha, com 45 jogos ganhos e 35 perdidos.
O motivo que faz com que só os Lakers tenham a chance de confirmar a última posição dentro da repescagem é justamente o dos confrontos diretos, mesmo caso dos Suns. Los Angeles venceu apenas um dos quatro duelos contra os Warriors e perdeu todos os quatro diante dos Kings. Por isso, além de vencer os desafios que ainda restam, precisa secar seus oponentes.
Conforme já dito, Golden State recebe o New Orleans Pelicans. Se ganhar, o time treinado por Steve Kerr pode tomar o oitavo lugar de Sacramento. Como esta possibilidade depende de um resultado favorável para o Phoenix Suns, a sétima colocação se tornaria inatingível para os Warriors. Ao mesmo tempo, esta combinação faria com que o Pelicans caísse uma posição, com a chance de os dois adversários desta noite se reencontrarem no Play-in.
Atualmente no oitavo lugar, ninguém deu mais mole do que os Kings nesta reta final. Foram quatro derrotas nos últimos cinco jogos, a última delas nesta quinta-feira, dentro de casa, para os Pelicans. Diante do seu torcedor, o time tem a possibilidade de dar a volta por cima e até mesmo de escapar das duas últimas vagas. Como tem o critério de desempate ao seu favor tanto sobre Warriors quanto Lakers, uma vitória hoje combinada a insucessos dos rivais faria com que a equipe segurasse, no mínimo, a oitava posição.
Esta combinação ainda garantiria mais uma rodada de emoções para Suns e Kings. A diferença entre os dois cairia para apenas uma vitória, que poderia ser igualada no domingo, caso Sacramento ganhe mais uma e Phoenix tropece novamente. Neste caso, a franquia da capital da Califórnia acabaria na sétima posição, por conta do terceiro critério de desempate, que é o recorde contra equipes da mesma divisão.
Os jogos decisivos na Conferência Oeste nesta sexta-feira
21h00 – (13º) Memphis Grizzlies x Los Angeles Lakers (10º)
23h00 – (9º) Golden State Warriors x New Orleans Pelicans (6º)
23h30 – (8º) Sacramento Kings x Phoenix Suns (7º)