Esquenta Paris 2024: Mais duas estrelas da NBA podem se juntar a seleção olímpica

Marcelo Cartaxo | 28/02/2024 - 21:42

Stephen Curry, LeBron James, Kevin Durant, Jayson Tatum, Joel Embiid. Esses são os principais nomes da seleção dos Estados Unidos para jogar nos jogos olímpicos de Paris, em 2024. Ao todo, cada seleção pode levar 12 jogadores, e aparentemente o quinteto titular já está definido.

No entanto, precisarão adicionar mais alguns jogadores ao elenco antes de irem para Paris jogar contra seleções do mundo inteiro, e mais dois nomes surgiram recentemente nas especulações de quem completará o time: Devin Booker e Jrue Holiday.

Os dois jogadores foram campeões com os Estados Unidos em Tokyo 2020, e agora podem se reunir com Jayson Tatum e Kevin Durant, que também foram campeões nos últimos jogos olímpicos. LeBron, por sua vez, disputou uma olimpíada pela última vez em 2016, no Rio de Janeiro, e conquistou sua segunda medalha de ouro com a camisa dos Estados Unidos.

Por outro lado, Embiid e Curry nunca disputaram um jogos olímpicos. Por incrível que pareça, nenhuma de suas respectivas seleções os convocou para o torneio esportivo mais antigo do mundo, chegando “apenas” a jogarem a Copa do Mundo.

Embiid é um caso ainda mais especial. Escolhendo jogar pelos Estados Unidos, o camaronês pivô do Philadelphia 76ers e atual MVP da NBA pode pela primeira vez vestir a camisa da seleção americana, representando o país pela primeira vez já em um jogos olímpicos.

Com a exceção de Holiday e Booker, todos os outros jogadores que tem seus nomes linkados com os jogos olímpicos de 2024 demonstraram publicamente o desejo de jogar o torneio ao lado de outras grandes estrelas, formando um super time para tentar o que pode ser o último título mundial de LeBron James como jogador.

Quem pode completar os Estados Unidos nos jogos olímpicos de Paris 2024?

Devin Booker e Jrue Holiday saem na frente na disputa por já terem experimentado o ambiente olímpico, onde ficam em hotéis há milhares de quilômetros de casa, convivendo diariamente com seus companheiro de equipe e muitas vezes longe de suas famílias.

Como exemplo disto, o “Reedem team” que foi para as olimpíadas de Pequim em 2008 se preparou em Las Vegas por semanas antes de viajar para China e conquistar o título contra a Espanha, mostrando o nível de dedicação que as olimpíadas demandam dos participantes.

Ainda assim, ao contrário dos outros esportes, não existem diretamente os famosos “ciclos olímpicos” no basquete. Afinal, foram campeões das últimas quatro edições, o que os coloca diretamente na disputa sem precisar competir antes em qualquer torneio pré olímpico.

Dessa forma, com o veteranos KD, LeBron e Curry em um momento diferente de suas carreiras, onde podem não aguentar 100% o ritmo e a imposição física na seleção – visto que as regras da FIBA autorizam mais contato do que na NBA -, outros três quatro jogadores podem se juntar ao time: Bam Adebayo (Heat), Tyrese Haliburton (Pacers),  Anthony Edwards (Timberwolves) e Anthony Davis (Lakers).

Adebayo e Davis podem ser tanto reservas de Joel Embiid quanto titulares dependendo de como o jogador vai voltar às quadras nos próximos meses. Adebayo também adiciona sua experiência em jogos olímpicos, sendo titular em 2021 no time USA.

Vindos do banco, os dois jogadores adicionam profundidade na posição, assim como Haliburton e Edwards, respectivamente nas posições de armador e ala.

Quem estava em Tokyo 2020 e pode jogar novamente pela seleção dos Estados Unidos em Paris 2024?

  • Jayson Tatum;
  • Kevin Durant;
  • Bam Adebayo;
  • Devin Booker;
  • Jrue Holiday.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.