O Dallas Mavericks derrotou o Denver Nuggets por 107 a 105 na tarde deste domingo (17), e o resultado fez o time de Nikola Jokic perder a liderança da Conferência Oeste.
Luka Doncic abriu o placar no American Airlines Center com uma corrida de 5 a 0, que logo se transformou em 10 a 3 para os Mavericks em apenas três minutos.
Michael Malone, então, resolveu pedir o primeiro tempo técnico da partida para reorganizar os Nuggets, que responderam com uma corrida de 13 a 2 nos quatro minutos seguintes, abrindo uma vantagem de quatro pontos e mantendo-a até o fim do primeiro quarto.
Os donos da casa começaram o segundo período empatando o placar, em um duelo ainda mais disputado e com poucos erros para ambas as equipes. Apesar do grande jogo do esloveno, que anotou 23 pontos só no primeiro tempo, o time de Denver conseguiu manter a liderança apertada no placar para o intervalo.
Luka goes to work… Mahomes loves it! https://t.co/1kPyO50aYx pic.twitter.com/s7LWmpoOCh
— NBA (@NBA) March 17, 2024
Os Nuggets voltaram do intervalo mais ágeis que os Mavericks, ampliando a vantagem de três para sete pontos. Três minutos depois, no entanto, os donos da casa aceleraram o ritmo e conseguiram não só alcançar os adversários, como passar e abrir uma diferença de quatro pontos.
Mais uma vez, Malone se viu obrigado a pedir uma pausa técnica para reorganizar a equipe —mas desta vez não deu certo, mesmo com Luka mais apagado e limitado a apenas dois pontos em todo o período.
O esloveno, inclusive, chegou a ir para os vestiários antes do fim do terceiro quarto. Enquanto isso, quem segurou a vantagem de Dallas foi Kyrie Irving, que anotou 10 pontos no período após ter marcado nove durante todo o primeiro tempo.
Pressionados a vencer para manter a liderança da Conferência Oeste, os Nuggets passaram a cometer mais turnovers e viram os adversários abrirem de 13 pontos. Para piorar, Doncic voltou do vestiário já anotando sete pontos antes da metade do último período.
A franquia de Denver mostrou sua reação na reta final da partida, conseguindo diminuir a diferença para apenas três pontos e se mantendo viva na disputa. Jokic conseguiu deixar tudo igual faltando apenas um minuto para o apito final.
Na sequência, Jamal Murray aproveitou um turnover dos Mavericks e acertou uma bola de três e voltou a liderar o placar; desta vez, quem pediu uma pausa técnica foi Jason Kidd.
A resposta veio com uma bola tripla de Doncic, deixando tudo igual a 24 segundos para o fim. Kidd pediu mais um tempo e, na volta, Irving conseguiu converter uma cesta de dois pontos para vencer a partida.
KAI CALLED GAME 🚨 pic.twitter.com/0bCaVuutXx
— Dallas Mavericks (@dallasmavs) March 17, 2024
Com o resultado, os Nuggets perderam uma sequência de cinco vitórias consecutivas e foram ultrapassados pelo Oklahoma City Thunder e caíram para a segunda colocação do Oeste, com uma derrota a mais que o primeiro colocado.
Nuggets x Mavericks: estatísticas
Denver Nuggets
- Michael Porter Jr.: 20 pontos, sete rebotes e três assistências
- Aaron Gordon: 11 pontos, oito rebotes e quatro assistências
- Nikola Jokic: 16 pontos, 11 rebotes e sete assistências
- Jamal Murray: 23 pontos, quatro rebotes e sete assistências
- Kentavious Caldwell-Pope: 10 pontos, três rebotes e duas assistências
Dallas Mavericks:
- Derrick Jones Jr.: nove pontos, oito rebotes e uma assistência
- P. J. Washington: quatro pontos, 11 rebotes e três assistências
- Daniel Gafford: oito pontos, seis rebotes e uma assistência
- Luka Doncic: 37 pontos, nove rebotes e três assistências
- Kyrie Irving: 24 pontos, sete rebotes e nove assistências
- Dereck Livelly (banco): 14 pontos e oito rebotes