NCAA: LSU vence Iowa, da estrela Caitlin Clark, e leva título histórico

André Avelar | 02/04/2023 - 19:03

O basquete feminino da NCAA tem uma nova equipe campeã. LSU venceu Iowa na tarde deste domingo (2), no Final Four do March Madness, disputado em Dallas, no Texas, por 102 a 85, e conquistou um título histórico.

Foi a primeira vez que a equipe do estado da Luisiana levou o troféu tanto entre homens quanto em mulheres. A festa foi comandada pela consagrada técnica Kim Mulkey, que conquistou o seu quarto título.

LEIA TAMBÉM:

+ ‘Westbrook é um palhaço’, provoca Dillon Brooks

++ Clippers perdem para os Pelicans e ‘ajudam’ Warriors

Pelo lado de Iowa, o destaque ficou por conta da craque Caitlin Clark. A número 22 se tornou a jogadora com maior pontuação em um único torneio de NCAA: 180 pontos.

Ao final da partida, inclusive, Kim fez questão de cumprimentar o que chamou de “talento de uma geração”. 

Clark, em seu terceiro ano de NCAA, já é uma das jogadoras mais promissoras no caminho para a profissionalização na WNBA. Os arremessos certeiros levaram a equipe, de campanha 31-6, até a decisão.

Mas, do outro lado, LSU, com 33-2, atuou de maneira mais coletiva para ficar com o título. Mais do que isso, o time ainda foi beneficiado pelo excesso de faltas que carregaram as principais jogadoras adversárias.

Ao longo de uma partida equilibrada, a equipe de Angel Reese, que chegou a mostrar o dedo, em alusão ao anel de campeã, para Clark, levou a melhor.

Presenças ilustres na final do NCAA

A partida universitária era tão importante que inúmeras presenças ilustres estavam no ginásio. A primeira-dama, Jill Biden, e Billie Jean King, vencedora de 12 Grand Slams no tênis, assistiram à partida lado a lado.

Dirk Nowitzki, ex-jogador dos Mavericks, também estava presente nas tribunas.

Escrito por André Avelar
André Avelar foi editor-chefe de esportes no R7, onde cobriu três Copas do Mundo e dois Jogos Olímpicos. Com passagens pela Band, Jornal da Tarde e Estadão, foi coordenador do Quinto Quarto até julho de 2023.