O francês Rudy Gobert foi eleito pela 4ª vez em sua carreira o melhor defensor da NBA. Nas três primeiras vezes que recebeu a honra, ainda era jogador do Utah Jazz. Agora em Minnesota, Gobert mantém o status de pilar defensivo e soma em um time que é considerado um dos mais fortes da NBA atualmente.
Com 2.24 metro, Gobert é um dos jogadores mais altos da liga – sua maior características e valência dentro de quadra – e utiliza isto a seu favor nos dois lados da bola. O jogador de 31 anos é capaz de fazer bloqueios, atrapalhar arremessos e, algumas vezes, marcar dois jogadores ao mesmo tempo, pela envergadura e a facilidade que tem de atacar espaços na defesa, Rudy Gobert algo que vem fazendo acontecer na série entre Timberwolves x Nuggets na semifinal de Conferência no oeste.
O astro dos Wolves foi eleito o defensor do ano recebendo 72 votos, contra 19 do 2º colocado, Victor Wembanyama, do San Antonio Spurs. Recentemente, Rudy Gobert foi desfalque na vitória mais recente dos Timberwolves nos playoffs porque iria se tornar pai pela primeira vez, e mesmo sem a “Torre Eiffel” a defesa brilhou e garantiu a vitória no jogo 2 contra o atual campeão da NBA, Denver Nuggets.
The 2023-24 Kia NBA Defensive Player of the Year is… Rudy Gobert!#NBAAwards | #KiaDPOY | @Kia pic.twitter.com/0nlW2ytYYd
— NBA (@NBA) May 7, 2024
Alguns fãs não concordam com Gobert sendo pela 4ª vez eleito o Defensive Player of the Year. A maioria utiliza o argumento de que Victor Wembanyama, vencedor do prêmio de Calouro do Ano na NBA, deveria ter sido eleito devido a sua atuação defensiva. Em sua primeira temporada na NBA, Wemby teve média de 3.1 tocos por jogo, contra 2.1 de Rudy.
A defesa dos Timberwolves sendo a melhor da liga em pontos cedidos pode ser atribuído a Gobert, que jogando com outro defensor considerado de primeira prateleira na NBA, Jaden McDaniels, e encaixado em um sistema tático do técnico Chris Finch que inibe trocas de marcadores em bloqueios e mantém os jogadores no mano a mano, muitas vezes até o aro – aréa preferida de Rudy Gobert – coloca o francês como uma das peças centrais na hora de impedir bandejas e enterradas do adversário.
Companheiro de Rudy Gobert nos Timberwolves sequer entrou na lista
— Eles (Suns) têm KD, mas nós temos Jaden McDaniels — Disse Anthony Edwards a respeito da série contra o Phoenix Suns na primeira rodada dos playoffs.
A fala de Ant-Man ilustra o que McDaniels significa para os jogadores dos Wolves: Um cara que não se importa em pontuar, mas que marca os principais jogadores dos adversário e encontra, em vários casos, uma vitória dos Timberwolves em jogos importantes.
Contra o próprio Phoenix Suns, em uma noite mais apagada de Anthony Edwards, Karl Anthony-Towns e Mike Conley, Jaden McDaniels colocou a bola debaixo do braço e comandou o jogo 2, quando anotou 25 pontos e foi o cestinha no lado vitorioso.
Recentemente, Anthony Edwards mais uma vez deixou claro seu amor por McDaniels, elogiando o jogador que teve uma noite complicada contra os Nuggets.
Considerado um dos melhores defensores de perímetro na NBA, assim como em situações de um contra um, McDaniels não entrou na lista dos votados, mas aparece como um dos destaques dos playoffs jogando sem a bola, algo que fez durante toda a temporada regular. Por outro lado, Rudy Gobert tem todo o destaque na defesa, e já é um dos maiores vencedores da honra na história da liga.