NBA Playoffs 2024: Doncic registra recorde e lidera triunfo dos Mavericks em Jogo 5 contra os Clippers

Victor Romualdo Francisco | 02/05/2024 - 01:27

O Dallas Mavericks conseguiu uma vitória importante fora de casa no Jogo 5 da série dos playoffs da NBA contra o Los Angeles Clippers. O time do Texas está a uma vitória de conseguir atingir as semifinais da Conferência Oeste e ainda vai decidir em casa, nesta sexta, a chance que pode ser derradeira contra os californianos.

O destaque do jogo foi Luka Doncic, que mesmo com um primeiro tempo apagado, apareceu na hora certa para definir o jogo. O terceiro período definiu a vantagem dos Mavericks (com 14 pontos de Doncic). O esloveno terminou o jogo com um duplo-duplo de 35 pontos e 10 assistências. Do lado dos Clippers, Paul George também conseguiu um duplo-duplo, mas de 15 pontos e 11 rebotes.

NBA Playoffs: Como foi o Jogo 5 entre Mavericks e Clippers

O primeiro quarto foi de grande equilíbrio entre as equipes, com a forte marcação nos garrafões forçando erros de arremessos das mais variadas posições. Os rebotes, em meio a essa briga, eram mais importantes do que nunca. Destaques para Paul George, pelo time da casa, e Dereck Lively, pelos visitantes.

O equilíbrio no segundo quarto foi quebrado por uma pequena vantagem dos Mavericks no perímetro. Até o final do período, os espaços foram criados também dentro do garrafão e os visitantes abriram uma vantagem de dez pontos para retornarem aos vestiários: 56 a 46, Mavericks na frente.

Após o intervalo, o jogo começou truncado e só deslanchou próximo à metade do terceiro quarto. Mas deslanchou para apenas um lado, o dos Mavericks.

E o responsável foi o craque Luka Doncic, que destravou a pontuação e estabeleceu uma marca histórica para o time do Texas: pelo 23º jogo seguido, o esloveno marcou mais de 20 pontos em playoffs, recorde da franquia.

Max Kleber também se destacou por Dallas, chegando a 15 pontos no jogo, todos do perímetro. Em contrapartida, faltando cinco minutos para o final do período, os Clippers haviam marcado apenas quatro pontos. O placar apontava 73 a 50 para os Mavericks.

O último quarto começou com a vantagem de 20 pontos para os visitantes (89 a 69), sem mudança de panorama. Os Mavs souberam manter a vantagem e gastar o relógio para cozinhar o jogo, enquanto os Clippers não aumentaram sua efetividade de arremessos e nem contaram com uma grande partida de James Harden para haver alguma chance de reação – além da ausência de Kawhi Leonard. A metade final do quarto viu os reservas de ambas equipes terminarem o encontro. Com isso, o Jogo 5 terminou com o placar de 123 a 93 para os Mavericks sobre os Clippers em Los Angeles.

Como estão os playoffs da NBA?

Com a vitória, o Dallas Mavericks colocou-se à frente na disputa de melhor de sete jogos contra o Los Angeles Clippers, vencendo a terceira partida em cinco.

No Texas, na sexta, os Mavs podem carimbar sua passagem para as semifinais da Conferência Leste se vencerem. Neste cenário, o time de Dallas encara o Oklahoma City Thunder, que venceu sua série contra o New Orleans Pelicans por 4 a 0.

Confira nossa página especial com a classificação e todos os placares para saber todos os detalhes dos Playoffs da NBA 2024.

Escrito por Victor Romualdo Francisco
Antes de ser coordenador de conteúdo do Quinto Quarto, Victor Francisco atuou por 18 anos em comunicação corporativa. Paralelamente, foi criou o projeto Salão Oval, maior plataforma de comunicação dedicada ao futebol americano nacional (FABR). Foi campeão brasileiro pelo Corinthians Steamrollers (2011). Narrou e comentou o esporte no BandSports, Fox Sports, Globo Esporte e ESPN. Também atuou como Social Media para a Premier League e FIVB (Federação Internacional de Voleibol).