O Dallas Mavericks conseguiu uma vitória importante fora de casa no Jogo 5 da série dos playoffs da NBA contra o Los Angeles Clippers. O time do Texas está a uma vitória de conseguir atingir as semifinais da Conferência Oeste e ainda vai decidir em casa, nesta sexta, a chance que pode ser derradeira contra os californianos.
O destaque do jogo foi Luka Doncic, que mesmo com um primeiro tempo apagado, apareceu na hora certa para definir o jogo. O terceiro período definiu a vantagem dos Mavericks (com 14 pontos de Doncic). O esloveno terminou o jogo com um duplo-duplo de 35 pontos e 10 assistências. Do lado dos Clippers, Paul George também conseguiu um duplo-duplo, mas de 15 pontos e 11 rebotes.
Luka Dončič tonight
35 PTS
7 REB
10 AST
54% FG
W1 win away from another Playoff series victory. pic.twitter.com/9fNmRE9Zha
— MavsMuse (@MavsMuse) May 2, 2024
NBA Playoffs: Como foi o Jogo 5 entre Mavericks e Clippers
O primeiro quarto foi de grande equilíbrio entre as equipes, com a forte marcação nos garrafões forçando erros de arremessos das mais variadas posições. Os rebotes, em meio a essa briga, eram mais importantes do que nunca. Destaques para Paul George, pelo time da casa, e Dereck Lively, pelos visitantes.
O equilíbrio no segundo quarto foi quebrado por uma pequena vantagem dos Mavericks no perímetro. Até o final do período, os espaços foram criados também dentro do garrafão e os visitantes abriram uma vantagem de dez pontos para retornarem aos vestiários: 56 a 46, Mavericks na frente.
Após o intervalo, o jogo começou truncado e só deslanchou próximo à metade do terceiro quarto. Mas deslanchou para apenas um lado, o dos Mavericks.
E o responsável foi o craque Luka Doncic, que destravou a pontuação e estabeleceu uma marca histórica para o time do Texas: pelo 23º jogo seguido, o esloveno marcou mais de 20 pontos em playoffs, recorde da franquia.
Max Kleber também se destacou por Dallas, chegando a 15 pontos no jogo, todos do perímetro. Em contrapartida, faltando cinco minutos para o final do período, os Clippers haviam marcado apenas quatro pontos. O placar apontava 73 a 50 para os Mavericks.
O último quarto começou com a vantagem de 20 pontos para os visitantes (89 a 69), sem mudança de panorama. Os Mavs souberam manter a vantagem e gastar o relógio para cozinhar o jogo, enquanto os Clippers não aumentaram sua efetividade de arremessos e nem contaram com uma grande partida de James Harden para haver alguma chance de reação – além da ausência de Kawhi Leonard. A metade final do quarto viu os reservas de ambas equipes terminarem o encontro. Com isso, o Jogo 5 terminou com o placar de 123 a 93 para os Mavericks sobre os Clippers em Los Angeles.
Como estão os playoffs da NBA?
Com a vitória, o Dallas Mavericks colocou-se à frente na disputa de melhor de sete jogos contra o Los Angeles Clippers, vencendo a terceira partida em cinco.
No Texas, na sexta, os Mavs podem carimbar sua passagem para as semifinais da Conferência Leste se vencerem. Neste cenário, o time de Dallas encara o Oklahoma City Thunder, que venceu sua série contra o New Orleans Pelicans por 4 a 0.
Confira nossa página especial com a classificação e todos os placares para saber todos os detalhes dos Playoffs da NBA 2024.