NBA Playoffs 2024: Timberwolves buscam recuperação no jogo 2 para empatar a série

Marcelo Cartaxo | 24/05/2024 - 09:30

O Minnesota Timberwolves perdeu o jogo 1 em casa, algo que ainda não tinha acontecido nos playoffs. Agora, ainda com o mando de quadra, mais uma vez encaram o Dallas Mavericks no Target Center, em Minneapolis, no jogo 2 da série valendo classificação para as finais da NBA.

Os Timberwolves não tiveram a mesma facilidade para vencer o jogo 1 em casa, como aconteceu enfrentando os Suns e Nuggets. Luka Dončić teve um de seus melhores jogos nos playoffs até o momento jogando ao lado de Kyrie Irving. Somados, a dupla dos Mavericks anotou 63 pontos, com Dončić sendo o cestinha do jogo com 33 pontos. No lado dos Wolves, Jaden McDaniels foi o único que passou da marca dos 20 pontos.

  • O jogo 2 entre Minnesota Timberwolves x Dallas Mavericks acontece na sexta-feira (24), a partir das 21h (horário de Brasília) no Target Center, em Mineápolis.
  • Luka e Kyrie comandaram as ações ofensivas dos Mavericks em noite complicada para os Wolves;
  • Destaque da série anterior, Jaden McDaniels, foi o cestinha com 24 pontos;
  • Rotação de pivô dos Mavericks dificultou a vida de Rudy Gobert;
  • Com 1 a 0 para os Mavericks, o desenho da série muda;
  • Em caso de vitória, será a primeira vez em 20 anos nos playoffs em que os Wolves perdem dois jogos na final da conferência oeste.

Minnesota Timberwolves

Pela primeira vez em 20 anos, os Timberwolves disputam uma final de conferência. Naquele tempo, Kevin Garnett ainda era jogador da franquia e Anthony Edwards tinha três anos.

Os Wolves na temporada já tiveram que superar adversidades para conseguirem a classificação, com todos os titulares e reservas contribuindo para que vencessem os Nugegts no jogo 7. Agora, para os Timberwolves, todo jogo é o de eliminação. Afinal, estão enfrentando dois dos jogadores considerados imparáveis com a bola nas mãos.

O jogo 7 entre Timberwolves e Nuggets contou com Anthony Edwards assumindo o posto de jogador principal do time e brilhando nos momentos que o time mais precisou. No entanto, a triunfo não poderia ter acontecido sem o esforço defensivo de Rudy Gobert, os 21 pontos de Jaden McDaniels – que apareceu como o principal jogador no box score no jogo 1 contra os Mavericks – e Karl Anthony-Towns sendo um dos destaques do jogo por parte das transmissões.

Perdendo por 20 pontos de diferença, os Timberwolves conseguiram a virada por maior diferença de pontos na história do jogo 7 nos playoffs da NBA, uma marca que nunca tinha sido atingida. Agora, precisarão contar com todos os jogadores que entram em quadra, titulares e reservas, para enfrentar um Dallas Mavericks carregado com duas estrelas da liga.

O principal destaque: Anthony Edwards

Anthony “Ant-man” Edwards é o principal jogador do time, e mesmo que a defesa não seja seu ponto mais forte, tem entregado dentro da quadra. O toco contra o Indiana Pacers – outro semifinalista – que decidiu uma das partidas mais frenéticas da temporada é um exemplo disto. No jogo 1, foram 33 pontos, nove rebotes e seis assistências.

O trunfo de Edwards é o atletismo e o poder de finalização com a bola nas mãos. Com 46% de aproveitamento em arremesso de quadra, média de 25,9 pontos e 1,3 roubos de bola por jogo, Ant-Man é o destaque não só dos Wolves, como também na NBA na totalidade.

Dallas Mavericks

Um dos times que mais se reforçou na temporada regular e viu frutos disso foi o Dallas Mavericks. Daniel Gafford chegou em troca com o Washington Wizards. Assim como P.J. Washington em uma negociação com o Charlotte Hornets. Titulares na maioria dos jogos até aqui, Gafford e Washington são coadjuvantes de luxo para os Mavericks, time que conta com duas das maiores estrelas da NBA nos últimos anos: Luka Dončić e Kyrie Irving.

Kyrie é uma das estrelas que perdia espaço na NBA desde que saiu do Boston Celtics e não teve um bom rendimento no Brooklyn Nets, chegando a ser suspenso por problemas extra-quadra. No entanto, o dono dos Mavericks, Mark Cuban, recebeu uma proposta de troca por Kyrie e aceitou, trazendo um veterano para fazer dupla com Luka Doncic, o jogador que hoje é o rosto dos Mavs.

Tanto Gafford entrando e saindo do jogo, dando espaço para Derrick Lively sobrecarregar  garrafão dos Timberwolves quanto P.J. Washington acertando bolas de três pontos importantes da zona morta – como fez contra o Thunder – foram importantes para a vitória dos Mavs. Um estilo de jogo montado por Jason Kidd que parece estar funcionando contra um dos times mais potentes da NBA.

Luka assim como o último franchise player dos Mavericks, Dirk Nowitsky, é europeu e tem um estilo de jogo considerado quase impossível de parar. Arremessos longos, na meia distância, bandejas e cavando faltas para ir à linha de lance livre: Doncic sempre encontra formas de pontuar.

O principal jogador: Luka Dončić

O esloveno de 24 anos é uma das sensações da NBA. Desde a chegada na liga, Luka Dončić é um dos maiores destaques, chamando atenção pelo estilo de jogo e os triunfos logo cedo em sua carreira.

Em 2018, enquanto ainda jogava pelo Real Madrid, Doncic foi campeão e MVP da Euroliga, o campeonato europeu de basquete. Chegando na NBA na temporada 2018-19, recebeu honras de “Novato do Ano”. Desde então, é um dos rostos da liga e do basquete mundial.

Atualmente, Luka Dončić tem média de 33,9 pontos, 9,2 rebotes e 9,8 assistências por jogo, quase um triplo-duplo de média, algo que apenas Nikola Jokić tinha.

NBA Playoffs Timberwolves x Mavericks – Jogo 2: onde assistir ao vivo?

  • Data: sexta-feira, 24 de maio de 2024;
  • Horário: 21h30 (horário de Brasília);
  • Local: Target Center, em Minnesota
  • Onde assistir: ESPN (streaming), NBA League Pass, Betano

Agenda da série entre Minnesota Timberwolves x Denver Nuggets no NBA Playoffs de 2024:

  • Jogo 1: Minnesota Timberwolves 105 x 108 Dallas Mavericks 
  • Jogo 2: Minnesota Timberwolves x Dallas Mavericks – 24/05, sexta-feira, 21h30 (horário de Brasília
  • Jogo 3: Dallas Mavericks x Minnesota Timberwolves – 26/05, domingo, 21h (horário de Brasília)
  • Jogo 4: Dalla Mavericks x Minnesota Timberwolves – 28/05, terça-feira, 21h30 (horário de Brasília)
  • Jogo 5: Minnesota Timberwolves x Dallas Mavericks – 30/05, quinta-feira, 21h30 (horário de Brasília)
  • Jogo 6: Dallas Mavericks x Minnesota Timberwolves – 01/06, sábado, 21h30 (horário de Brasília)
  • Jogo 7: Minnesota Timberwolves x Dallas Mavericks – 03/06, segunda-feira, 21h30 (horário de Brasília)
Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.