A rodada da NBA desta quinta-feira (11) começou um pouco diferente do que o normal. O duelo entre Cleveland Cavaliers e Brooklyn Nets, começou por volta das 16h (de Brasília), horário um pouco diferente do comum para a liga norte americana. Mas por um bom motivo. Acontece que o jogo que abriu a rodada da quinta acontece na Accor Arena, em Paris, capital da França.
E como era de se esperar, uma série de espectadores ilustrem marcaram presença nas arquibancadas do luxuoso ginásio localizado no centro da cidade das luzes. Entre eles, o ex-companheiro de Lionel Messi, do Inter Miami, Kylian Mbappé. Além do craque francês, quem também marca presença é o ex-jogador e dono do Inter Miami, David Beckham, o lendário camisa 9 da Seleção Brasileira, Ronaldo, e o 4 vezes campeão da NBA pelos Spurs, Tony Parker.
Mbappé, inclusive, esteve em Nova York na temporada passada para assistir um duelo entre Brooklyn Nets x San Antônio Spurs, em janeiro de 2023. Na ocasião, o jogador bateu foto com um dos seus jogadores favoritos, o ala Kevin Durant, que ainda era jogador da franquia do Brooklyn. Desta vez, sem Durant nos Nets, o francês decidiu que o seu apoio vai para os Cavs.
NBA Paris: Cavs x Nets marca a terceira vez na cidade
Embora possa parecer estranho um jogo da NBA na Europa, esta não é a primeira vez que o melhor basquete do mundo cruza o atlântico. Em Paris, especificamente, o duelo entre Cleveland Cavaliers e Brooklyn Nets marca a terceira passagem da NBA na cidade.
Antes, Paris recebeu os duelos entre Milwaukee Bucks e Charlotte Hornets, em 2020, e Chicago Bulls e Detroit Pistons, em 2023. Embora está também seja a primeira vez que os Nets pisam em terras francesas para um jogo de temporada regular, a franquia de Brooklyn já desfilou o seu basquete em Paris, mas pela pré-temporada de 2008.
Os Cavs, por sua vez, fazem a sua estreia em solo europeu. A única vez que deixou os Estados Unidos para um evento da NBA aconteceu em 2017, quando viajou à China, para a pré-temporada. Já em 2015, a franquia de Ohio esteve no Brasil, também em pré-temporada, em um duelo contra o Miami Heat.
Antes do jogo, o comissário da NBA, Adam Silver, aproveitou para comentar sobre a temporada do francês top 1 do Draft de 2023, Victor Wembanyama. No último jogo, contra o Detroit Pistons, Wemby anotou o seu primeiro triplo duplo da carreira.
— Desde quando jogamos o nosso primeiro jogo de pré-temporada aqui em Paris não tínhamos nenhum jogador francês na NBA. Agora, anos depois, com um jogo de temporada regular, temos 14 jogadores franceses na NBA, incluindo o número 1 do Draft, Victor Wembanyama, que acabou de fazer o seu primeiro triplo duplo na carreira, embora não esteja ganhando tantos jogos quanto gostaríamos de ver, mas ele tem um grande futuro — disse o comissário da NBA, Adam Silver.