NBA: Quem foi Larry O’Brien e porque ele foi essencial para o basquete

Otávio Silva | 22/11/2023 - 22:16

O troféu da NBA inicialmente era para se chamar apenas troféu das finais da NBA, porém mudou de nome em 1963, passando a ser conhecido como Walter A.Brown Trophy, em homenagem ao antigo proprietário do Boston Celtics, que foi um dos responsáveis pela fusão da NBA com a Basketball Association of America, criando uma liga mais estruturada e indo para um modelo mais profissional, acabando assim com o amadorismo na modalidade.

Em 1963/64, ano em que pela primeira vez o troféu foi entregue com este nome, o Boston Celtics acabou se sagrando vencedor, após derrotar o San Francisco Warriors, atual Golden State Warriors, por 4 x 3. Em 1977 um novo designer do troféu foi feito e entregue ao campeão daquele ano, que foi o Portland Trail Blazers. Somente em 1984, que o troféu passou a se chamar Larry O´Brien Trophy, como é conhecido atualmente e entregue anualmente para o time que conquista o torneio.

Quem foi Larry O´Brien?

Nascido em Springfiled, no dia 7 de julho de 1917, Larry O´Brien dedicou boa parte da sua vida a carreira política. Casou-se em 1944 com Elva Brassard e tiveram apenas um filho, que se chamou Lawrence F. O”Brien III, que atualmente é um importante político do partido democrata, assim como seu pai. Entretanto, O´Brien III não decidiu se envolver com o basquete.

Quando iniciou a relação do político com a NBA?

Na NBA, sua relação começou em 1975, quando foi comissário da organização, onde ficou até 1984. No mesmo ano, David Stern, assumiu o cargo, ficando  2014, sendo um dos responsáveis pelo crescimento e difusão da NBA, principalmente em uma época com grandes talentos. O´Brien que tinha sido gerente do serviço postal dos correios dos Estados Unidos, sob a gestão de Lyndon Johnson, que foi presidente do país de 1965 até 1968.

Anos depois de sair da NBA, O´Brien acabou falecendo

Em 1990, aos 73 anos de idade, O´Brien acabou falecendo, vitima de câncer.

Escrito por Otávio Silva
Estudante de jornalismo que já passou por grandes portais como Torcedores e Minha Torcida e atualmente no Quinto Quarto. Já contribui para matérias e entrevistas em mais de oito países pelo mundo. Apaixonado por NFL, NBA e, é claro, futebol.