NBA: como Nikola Jokic, MVP das finais do Oeste, tem mudado as regras do jogo

Igor Ribeiro | 23/05/2023 - 14:00

Desde que o basquete foi criado, a posição de pivô sempre foi atribuída a jogadores robustos, que dominam o garrafão e têm especialidades nas defesas e rebotes. Contudo, um jogador desafia o convencional e muda as regras do jogo na NBA: Nikola Jokic. 

Pivô do Denver Nuggets, Jokic foi eleito na última segunda-feira (22) o MVP das finais da Conferência Oeste, logo após “varrer” o Los Angeles Lakers de LeBron James, em uma série de apenas quatro jogos. Mas, afinal, qual é a influência do sérvio como um pivô, que faz abrir um novo caminho para a geração mais recente de jogadores da posição? 

VEJA TAMBÉM

+ NBA: Jokic recebe MVP das finais do Oeste e diz que prêmio ‘não significa nada’

++ NBA: LeBron engole eliminação dos Lakers e tira o chapéu para Jokic

O Quinto Quarto BR faz uma análise sobre o estilo de jogo de Nikola Jokic. Com seu poder de arremessos de longa distância e sua capacidade de solidariedade em assistências aos companheiros, muitos o consideram o melhor do mundo — os dois prêmios de MVP da temporada regular, em 2021 e 2022, não foram à toa. 

Nikola Jokic: a máquina que está revolucionando o esporte 

Desde o início de sua carreira na NBA, em 2015, Jokic mostrou-se um atleta completo, deixando especialistas e fãs impressionados. Ele tem um dos melhores arremessos de média e longa distância na liga, com uma incrível porcentagem de acertos de 63,2% (dados oficiais). Além disso, o jogador cria espaços para os companheiros com sua visão de jogo excepcional. 

A visão de jogo de Nikola é um diferencial notável. Ele possui uma habilidade incomum de criar jogadas para os parceiros de time, abrindo caminhos tanto para seus próprios arremessos quanto para as oportunidades de seus colegas. Conduz jogadas, organiza o jogo ofensivo e, além de marcar pontos, também distribui assistências, demonstrando seu talento a partir da posição de pivô. 

Inteligência e genialidade que transformam o jogo 

Com sua popularidade em alta, Nikola Jokic tem seu jogo minuciosamente estudado pelos adversários e, ainda assim, se sobressai. Uma das jogadas que demonstra seu poder é a capacidade de construir oportunidades pelo pick-and-roll. Ele lê a defesa, toma decisões imediatas e ajuda seus companheiros, seja em sua posição de pivô ou até mesmo criando uma dinâmica de ataque no bloqueio. 

Até mesmo LeBron James, maior pontuador da história da liga, se mostrou impressionado com as habilidades do sérvio. “Eu sei o quão bom o Joker é, há alguns caras que jogam do mesmo jeito que eu gosto de jogar, ele é um deles. Você sempre fica desequilibrado quando marca um cara desses por causa da habilidade de pontuar, pegar rebotes, arremessar. Ele vê as jogadas antes de acontecerem. Não existem muitos jogadores assim na NBA”, elogiou.

O sérvio desafia a realidade e tem transformado o jogo. Não é um simples pivô e sequer se limita a seguir os padrões estabelecidos. Ele se destaca como um dos melhores jogadores da posição na história da liga e, aos 28 anos, possui todas as chances de se tornar campeão da NBA. A nova geração não vai se esquecer do que ele faz: um líder que revolucionou o jogo.

Escrito por Igor Ribeiro
Igor Ribeiro é especialista em lutas e MMA e começou a carreira na área como redator e repórter do site Super Lutas, até se tornar coordenador. Foi reporter do Quinto Quarto até julho de 2023.