A situação que James Harden criou no Philadelphia 76ers tem criado inimizade com outros veteranos.
Em um podcast, Matt Barnes, ex-Los Angeles Lakers, comentou sobre a atual situação de James Harden da liga. O armador dos Sixers não está nada satisfeito com a franquia e pediu troca da equipe há algumas semanas. Desde então, tem feito de tudo um pouco para forçar sua saída.
Em reflexão, com todos apontando suas visões sobre o assunto, Matt Barnes disse que Harden deve tomar cuidado com suas atitudes, porquê “a NBA não precisa dele”.
— Acho que James (Harden) tem que ter cuidado porque a NBA não precisa dele — Começou Matt Barnes
Matt Barnes: “I think James [Harden] has to be careful because the NBA doesn’t need him.”
Kevin Garnett: “When you wiggle your way out, you only got one or two wiggles. You ain’t got infinite wiggles.” 👀
(via @shobasketball)pic.twitter.com/Nxdo6Jy5XG
— ClutchPoints (@ClutchPoints) September 29, 2023
Logo em seguida, Kevin Garnett engajado na conversa disse que não é possível forçar a saída de uma equipe sempre que o jogador quiser, fazendo menção às outras vezes que James Harden forçou sua saída do Houston Rockets e Brooklyn Nets.
Agora, querendo deixar o Philadelphia 76ers, James Harden expressou seu descontentamento por ainda ser um membro da equipe, em agosto, após ter solicitado uma troca em junho de 2023. Irritado, o armador foi criticou publicamente o general manager dos Sixers, Daryl Morey, em um evento na China.
— Daryl Morey é um mentiroso, e eu nunca farei parte de uma organização na qual ele faz parte — disse James Harden em um evento da Adidas, seu principal patrocinador.
As atitudes de James Harden fez com que a equipe se preparasse para uma eventual saída do jogador, assinado com Kelly Oubre Jr.
James Harden forçou a saída de outras duas equipes antes de chegar nos 76ers
James Harden, quando solicitou a troca do Houston Rockets na temporada 2020-21, as coisas já não estavam bem na equipe. Frustrado com o desempenho da equipe no ano anterior, Harden não se apresentou para o início do training camp. Quando o jogador se apresentou os protocolos da COVID adiaram o retorno do jogador, custando Harden e o um time bom tempo de preparação com o então novo head coach da franquia, Stephen Silas.
O estreia de James Harden foi mais uma vez adiada, visto que o jogador violou o protocolo de saúde e segurança da liga. Após um desempenho ruim no início da temporada, vencendo três dos nove jogos, Harden criticou publicamente a falta de produção ofensiva, criando inimizade no vestiário com os outros dois líderes: DeMarcus Cousins e John Wall.
Trocado para o Brooklyn Nets em 2021, mas os planos da franquia para montar um super time não se concretizaram. James Harden, Kevin Durant e Kyrie Irving deveriam formar um trio ofensivo que fosse capaz de brigar nos playoffs da NBA, levando os Nets o mais longe possível.
Contudo, no verão do mesmo ano o general manager Sean Marks tinha planos para estender o vínculo com os jogadores, mas apenas Kevin Durant assinou o acordo. Na temporada seguinte, Kyrie se negou a tomar a vacina contra a COVID-19, o que tornou o jogador inelegível a participar de jogos em Nova Iorque durante boa parte da temporada. O trio acabou jogando apenas 16 jogos juntos em duas temporadas, também limitadas por lesões dos astros.
Em uma entrevista com o jornalista da FoxSports, em dezembro de 2022, Harden comentou sobre a falta de estrutura que o Brooklyn Nets teve em seu tempo como jogador da franquia, segundo James Harden.
— Não pretendo apenas falar com alguém ou algo assim. Era só que não havia estrutura e mesmo as superestrelas, elas precisam de estrutura. É isso que nos permite ser os melhores jogadores e líderes para as nossas respectivas organizações. … Sinto que, internamente, as coisas não eram o que eu esperava quando estava tentando ser negociado lá. Acho que todo mundo sabe disso — disse o armador de 33 anos.
LEIA MAIS
+ Damian Lillard se pronuncia pela 1ª vez após troca para os Bucks: ‘Ansioso’
++ Mercado NBA: Deandre Ayton posta mensagem emocionada ao se despedir dos Suns