O Oklahoma City Thunder foi eliminado pelo Dallas Mavericks dos playoffs 2024. Com isso, os preparativos para a próxima temporada já podem ter começado, mesmo com os jogadores de férias pelas próximas semanas.
Dessa forma, um nove forte para deixar o elenco do Oklahoma City Thunder é Josh Giddey, ala titular da equipe durante a campanha regular, mas que perdeu espaço no decorrer dos playoffs.
Segundo o jornalista da Forbes, Evan Sidery, é experado que Thunder busque trocas por Josh Giddey na inter temporada de 2024, ainda que o jogador seja elegível a uma renovação de contrato com o OKC. Com algumas das 13 escolhas de primeiras rodadas para os recrutamentos futuros, Giddey pode ser envolvido em uma negociação que mande tanto o jogador quanto as escolhas de draft para outra franquia, em troca de um jogador que possa somar na rotação atual do Thunder.
Josh Giddey, de 21 anos, teve média de 13,9 pontos, 7,3 rebotes e 5,7 assistências em três anos jogando pelo Oklahoma City Thunder, aparecendo como um dos principais jogadores da franquia na temporada.
O técnico do ano, Mark Daigneault, no decorrer dos playoffs foi diminuindo a minutagem de Giddey, ao ponto de Isiah Joe assumir a titularidade durante a série contra o Dallas Mavericks. Até então titular, Josh viu seu posto no time ser tomado, e agora pode ser negociado pelo Thunder.
Se dentro de quadra o rendimento não foi esperado e chamou atenção pela substituição, fora dela Giddey também está nos olhos da mídia. O jogador em novembro de 2023 foi acusado de ter tido envolvimento sexual com uma menor de idade. Questionado sobre o assunto em entrevistas, Josh Giddey não falou sobre o ocorrido.
Em possível última coletiva como um Thunder, Giddey fala sobre os desafios da temporada
Após a derrota para o Dallas Mavericks no jogo 7, em Oklahoma, Josh Giddey foi um dos jogadores que esteve diponível para perguntas. Em sua possível última entrevista como um Thunder, o australiano falou sobre como foi difícil sair da cama em alguns dias, mas que seus companheiros, as pessoas que estão ao seu redor e as sessões de treinamento ajudaram.
— Houve dias em que não tive vontade de sair da cama. Felizmente, tenho sorte de ter pessoas ao meu redor que se importam e estão ao meu lado. — Disse Giddey.