Sétimo colocado na Conferência Leste da NBA, o Indiana Pacers está fazendo uma campanha impressionante e surpreendente até o momento. Apesar das duas derrotas seguidas, para o Portland Trail Blazers e para o Miami Heat, a equipe conseguiu bons resultados que o colocaram como uma das favoritas para conseguir pelo menos uma vaga no play-in, algo que seria muito importante para os Pacers, que eram cercados no início do torneio de muita desconfiança.
Em 2022/23, com uma campanha bastante irregular, o time acabou tendo 35 vitórias e 45 derrotas, ficando na décima primeira posição e sendo eliminados ainda na primeira fase da NBA. Campeão da Conferência em 2000, o time não avança de fase desde 2019, quando foi quarto colocado da Conferência Leste, mas acabou sendo varrido pelo Miami Heat na fase seguinte. Na Copa da NBA, competição criada nesta temporada, a equipe conseguiu se classificar e está nas quartas de finais, tendo o Boston Celtics como adversário, no dia 4 de dezembro de 2023.
Tyrese Haliburton desabafou sobre situação no Pacers
Em entrevista ao Talk Basket, Haliburton relembrou que na temporada passada esteve presente no All-Star, ao lado de grandes nomes da NBA, algo que ele tinha o sonho de realizar. Porém, o jogador acabou indo mais além e afirmou que pretende chegar nos play-offs, pois se acha um perdedor. A fala de Haliburton vai de encontro com o fato do Indiana Pacers ter feito nos últimos anos campanhas fracas, que fizeram com que o time fosse eliminado ainda na primeira fase.
-Eu só quero chegar aos playoffs, não vou mentir. Todas as coisas individuais são legais e eu já conquistei muita coisa individualmente, fui um All-Star, que é o meu principal objetivo quando vim para a NBA. Obviamente há mais para eu alcançar individualmente, mas o sucesso individual não é nada neste momento. Eu só quero vencer, estou cansado de ser um perdedor.- afirmou Haliburton.
Armador é um dos destaques do Indiana Pacers na NBA
Um dos nomes que mais estão ajudando o time na construção do resultado e que vem apresentando um desempenho de MVP é Tyrese Haliburton, de apenas 23 anos. Selecionado no draft de 2020 pelo Sacramento Kings, o jovem está desde a temporada passada no Indiana Pacers. Na derrota da equipe para o Miami Heat, por 142 x 132, Haliburton fez impressionantes 44 pontos e foi o cestinha da partida. Jimmy Butler, do Heat, foi o segundo colocado com 36 pontos.
Na partida anterior a derrota para o Heat, quando time perdeu para o Portland Trail Blazers, Haliburton tinha marcado 33 pontos e por pouco não conseguiu um duplo-duplo. Inclusive, o mês de novembro está sendo responsável por mostrar um desempenho acima da média do jogador, que atingiu uma marca que apenas Lebron James e Michael Jordan conseguiram.
Tyrese Haliburton em novembro
28,6 Pontos por jogo
11,7 Assistências por jogo
53% FG
47% 3PTApenas ele, Michael Jordan (Março 1989) e LeBron James (Fevereiro 2017 e 2018) tiveram médias de 25 e 10 arremessando com 50% e 40% de aproveitamento em um mês na história pic.twitter.com/4miNHfZQ7P
— NBA do Povo 🏀🇧🇷 (@NBAdoPovo) December 1, 2023
Com média de 28.6 pontos por partida, 11 assistências, 53% de PG e aproveitamento de 47% em bolas de três, o jogador se tornou o terceiro atleta na história a conseguir em um mês uma média de 25 e 10 arremessos com 50% e 40% na história. Apenas Michael Jordan, em Março de 1989 e Lebron James em Fevereiro de 2017, conseguiram tal marca. Em ambos os casos os jogadores não foram o MVP da temporada. assim como Halliburton, que na sexta posição não deve ser eleito MVP.