NBA e Boston Celtics se despedem do campeão Chris Ford

Jamis Gomes Jr. | 19/01/2023 - 18:18

NBA e Boston Celtics se despedem do campeão Chris Ford. Campeão pelo Boston Celtics, Chris Ford deixa a comunidade da NBA aos 74 anos. O anúncio de sua morte foi realizado pela própria família na última quarta-feira (18). Confira detalhes.

NBA e Boston Celtics se despedem do campeão Chris Ford

Em resumo, Ford é um campeão de NBA. Em sua carreira passou apenas pelo Detroit Pistons e Boston Celtics, mas em Boston que Chris marcou seu nome na história da liga como um eterno campeão. Mais um dos tantos imortalizados na maior comunidade de basquete do mundo.

A título de informação, Ford era um shooting guard e após a carreira pegou gosto pela ala técnica. Começou como assistente e seguiu assim por alguns anos até assumir o cargo de técnico principal integralmente. Sua ligação com o Celtics era tamanha que se aposentou na franquia em 1982 após 10 anos de profissional, com quatro desses 10 anos em Boston.

No ano seguinte, retornou a franquia, mas como assistente técnico. Permaneceu sete anos no cargo até assumir o time principal do Boston em 1990, permanecendo no posto até 1995.

A saber, Chris Ford venceu o título da NBA como jogador em 1981. Como técnico principal nunca ganhou, mas foi escolhido para comandar um jogo de All-Star (1991). Em todo caso, alcançou dois campeonatos de NBA como assistente técnico nos anos de 1984 e 1986. Chris ainda foi o técnico principal na NBA do Milwaukee Bucks e Los Angeles Clippers.

Condolências ao campeão

“Chris era amado por sua família, amigos e companheiros de equipe. Ele tinha um grande amor por sua família, pela cidade de Boston, pelos torcedores e por toda a família do Celtics.

Ele sempre mostrou humildade e respeito por todos aqueles que tiveram a sorte de fazer parte de sua vida.” – disse em comunicado a família de Chris Ford.

Segundo a família, Chris Ford morreu na última terça-feira (17), mas a divulgação apenas aconteceu na quarta-feira (18). Após o informe, NBA e Boston Celtics falaram pela comunidade do basquete em especial.

Enfim, campeão em diferentes cargos pelo Boston e com nítida identificação com a franquia, Chris Ford foi lembrado pelo Boston Celtics. Afinal, Ford faz parte de um seleto grupo campeão na franquia tanto como jogador quanto técnico. A saber, Bill Russell, Tom Heinsohn e Jones são os demais nomes históricos.

“Como jogador e treinador, a carreira de Chris Ford durou mais de uma década no basquete do Celtics, e ele deixou sua marca a cada passo do caminho.

O Boston Celtics envia suas mais profundas condolências à família Ford e seus muitos amigos.” – comunicou o Boston Celtics.

+ confira também: Portland Trail Blazers x Philadelphia 76ers – Dica, Palpite e Prognóstico – 20/01

 

Foto destaque: Divulgação/Norman Transcript

Escrito por Jamis Gomes Jr.
Sou dicente em licenciatura de Literatura Inglesa no momento. Ao fim da discência, curso superior de jornalismo, aqui vou eu! Amante de esportes - especialmente futebol - e o que eles podem proporcionar. Prazer, sou Jamis Gomes Jr. e estarei aqui no Quinto Quarto BR com vocês nas notícias das nossas queridas NBA, MLS, NFL, NHL, MLB e MMA.