NBA: Clippers mostram experiência e travam Nets com virada insana no final

Paola Zanon | 21/01/2024 - 20:13

O Los Angeles Clippers derrotou o Brooklyn Nets por 125 a 114 na noite deste domingo (21), depois de impor uma virada nos cinco minutos finais do jogo, válido pela temporada regular da NBA.

Os Clippers começaram muito mal o jogo na Crypto.com Arena, tomando uma corrida de 16 a 0 dos Nets nos primeiros cinco minutos e diminuindo a diferença aos poucos logo na sequência. No fim do primeiro quarto, a desvantagem era de apenas três pontos.

No segundo período, no entanto, os Nets continuaram aproveitando as falhas dos donos da casa, que não conseguiram se encontrar, e seguiram dominando a partida, indo para o intervalo com uma vantagem de 12 pontos.

O maior problema da franquia de Los Angeles durante o primeiro tempo foi a falta de agressividade de James Harden no ataque, que foi “salvo” por boas jogadas de Kawhi Leonard, Russell Westbrook e Paul George.

O terceiro seguiu o mesmo ritmo de jogo, com os Nets pontuando bastante, principalmente com Mikal Bridges e Cam Thomas, e os Clippers ainda perdidos em quadra, errando arremessos e cometendo turnovers.

O time de Brooklyn entrou no último período tranquilo, com uma vantagem de 15 pontos, mas comprometeram o próprio jogo ao cometerem cinco faltas em menos de quatro minutos, o que mandou os Clippers para a linha de lance livre em todas as marcações dos oito minutos finais.

Experiência dos Clippers supera domínio dos Nets

Experiente, o elenco de Los Angeles soube aproveitar bem o bônus dos lances livres, principalmente com Harden cavando falta e fazendo a diferença cair para apenas um dígito antes mesmo da metade do quarto.

Para não mandar os adversários direto para as cobranças de falta, a defesa dos Nets acabou dando, sem querer, mais espaço para os adversários, que pela primeira vez no jogo pareceram ter se encontrado.

Mantendo o ritmo de reação, os Clippers conseguiram encostar no placar e diminuir a diferença para apenas um ponto, levando a torcida da arena à loucura com quatro minutos no cronômetro ainda. Na sequência, Kawhi colocou sua equipe na frente no placar pela primeira vez na partida.

Desesperados após a virada, os Nets não conseguiram mais acertar nenhuma bola na reta final e viram os adversários abrirem mais de 10 pontos de vantagem nos dois minutos finais, após uma corrida de 22 a o nos últimos cinco minutos.

James Harden, que começou o jogo bastante apagado, terminou como destaque da noite com um duplo-duplo de 24 pontos e 10 assistências.

Nets x Clippers: estatísticas

Brooklyn Nets

  • Cameron Johnson: Nove pontos, quatro rebotes e seis assistências
  • Dorian Finney-Smith: Nove rebotes
  • Nic Claxton: 16 pontos, seis rebotes e três assistências
  • Mikal Bridges: 26 pontos, seis rebotes e cinco assistências
  • Spencer Dinwiddie: 16 pontos, dois rebotes e sete assistências
  • Cam Thomas (banco): 20 pontos, dois rebotes e seis assistências

Los Angeles Clippers

  • Kawhi Leonard: 21 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
  • Paul George: 12 pontos, sete rebotes e uma assistência
  • Mason Plumlee: Sete pontos, oito rebotes e uma assistência
  • Terance Mann: 13 pontos, três rebotes e duas assistências
  • James Harden: 24 pontos, cinco rebotes e 10 assistências
  • Russell Westbrook (banco): 23 pontos, nove rebotes e seis assistências
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.