NBA: Carmelo Anthony anuncia aposentadoria aos 38 anos

Paola Zanon | 22/05/2023 - 11:02

Depois de ficar fora das quadras na temporada de 2022-23, Carmelo Anthony resolveu anunciar sua aposentadoria da NBA, aos 38 anos. O pivô é um grande ídolo do Denver Nuggets e do New York Knicks.

O agora ex-jogador comunicou a decisão através de um vídeo publicado nas redes sociais.

Eu lembro dos dias que eu não tinha nada além de uma bola na quadra e sonhava algo mais. Mas basquete é o meu propósito. Minha comunidade, as cidades que eu representei com orgulho e os fãs que sempre me apoiaram. Sou eternamente grato, porque isso me fizeram ser eu, Carmelo Anthony. Mas chegou a hora de dizer adeus.

Anthony agradeceu as oportunidades que teve, o carinho dos fãs e sua própria família. Animado com o que vem pela frente, o ex-atleta ainda deixou o caminho aberto para seu filho, Kiyan Carmelo Anthony, de 16 anos.

— Minha história sempre foi mais que basquete. Meu legado, meu filho, isso é para você, eu estarei sempre ao seu lado. Persiga seus sonhos, não deixe que nada te segure. Meu legado, agora e sempre, deixarei para você. Sempre estarei orgulhoso—, declarou Carmelo.

Kiyan joga basquete no ensino médio da Christ The King, mas ainda está um pouco longe de se formar. Em dezembro do ano passado, o filho de Carmelo Anthony enfrentou Bryce e Bronny James, filhos de LeBron James.

Carmelo Anthony na NBA

Carmelo Anthony iniciou a carreira na liga de basquete em 2003, quando foi a 3ª escolha geral do Denver Nuggets no Draft e permaneceu na equipe até 2011, tendo disputado 564 jogos e marcado 13.970 pontos.

O pivô liderou os Nuggets para dois títulos de divisão e todos os playoffs entre 2004 e 2010, sendo que em 2009, a equipe chegou às finais da Conferência Oeste pela primeira vez desde 1985.

Antes do início da temporada de 2011-12, Carmelo foi negociado com o New York Knicks, onde disputou 412 jogos e marcou 10.186 pontos. Carmelo foi o líder de pontos em 2013 e ajudou a franquia a conquistar o primeiro título de divisão desde 1994.

Em Nova York, o jogador atingiu seu maior recorde de pontos em um único jogo, com 62, em uma partida contra o Charlotte Hornets —na época se chamava Bobcats.

Em 2017, Anthony foi trocado para o Oklahoma City Thunder e jogou ao lado de Russell Westbrook e Paul George, mas ficou apenas uma temporada na franquia.

Na temporada de 2018-19, Carmelo teve rápidas passagens por três times: Atlanta Hawks, Houston Rockets e Chicago Bulls, mas com jogos abaixo da média, teve seu contrato rescindido e ficou sem nenhum time pelo resto da temporada.

O Portland Trail Blazers resolveu dar uma chance ao jogador e o contratou para a temporada de 2019-20. Na temporada seguinte, Anthony foi dispensado.

Em 2021-22, sua última temporada, Carmelo foi contratado pelo Los Angeles Lakers e disputou 69 partidas regulares, mas apenas três como titular. Sua média de pontos por jogo foi de apenas 13,3, a menor de sua carreira.

A franquia da Califórnia não renovou o contrato com o jogador, que ficou fora das quadras na última temporada.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.
Share your love