NBA Brasil: Cavaliers reinauguram quadra ícone de São Paulo com presença de Varejão

Pedro Rubens Santos | 05/04/2023 - 13:15

Parte do plano de expansão da marca Cavaliers no Brasil, a reformada quadra do Beco do Nego, em São Paulo, foi inaugurada nesta quarta-feira (5) com direito à presença de Anderson Varejão.

O espaço, localizado na rua Belmiro Braga, no bairro da Vila Madalena, agora tem a marca da franquia de Cleveland da NBA. A quadra é conhecida dos moradores da região, mas aparece agora com novas pinturas e estrutura.

Beco do Nego é um nome recente, homenagem a Nego Vila, homem negro assassinado por um policial militar sem farda nas proximidades do local, em novembro de 2020. Antes, o local era conhecido como Beco do Aprendiz.

Wellington Copido Benfati, o Nego, era grafiteiro, skatista e produtor cultural conhecido no bairro e sua morte gerou protestos na região. Hoje, o beco que leva seu nome tem um renovado espaço esportivo destinado ao basquete. Ao lado da quadra, uma inscrição exige “justiça para Nego Vila!”.

Pedro Rubens/Quinto Quarto

A nova quadra

O piso colorido contrasta com os grafites em preto e branco pelas paredes. Nas tabelas, o rosto de Varejão inspira os arremessadores. O brasileiro brilhou em Cleveland entre 2004 e 2016 e, hoje, além de um dos grandes ídolos históricos da equipe, atua como embaixador da marca.

– O que começamos aqui hoje é apoio ao basquete. Eu sou muito grato por tudo que o basquete fez por mim. Essa é uma forma de retribuir – declarou o ex-pivô.

Para o público, o espaço representa um novo começo cheio de oportunidades.

– A quadra ficou boa demais. Por mim, eu ficava aqui até a hora de fechar – disse Nicolas Miguel, de 20 anos, atendente de uma rede de fast-food.

Ele veio de Santo André junto com seu time, o ‘Noix por Noix’, para prestigiar a reinauguração e conhecer seu ídolo, Anderson Varejão.

Pedro Rubens/Quinto Quarto

O evento desta quarta-feira movimentou a Vila Madalena e atraiu olhares curiosos de quem passava ao lado, na estreia rua Belmiro Braga.

Jovens disputaram jogos no novo piso em meio a um dia todo dedicado à cultura de rua. O hip-hop esteve presente por meio de um DJ e de rimas improvisadas, e um torneio de habilidades esquentou a já calorosa manhã paulistana.

O auge do evento foi a enterrada por cima de Varejão, de 2,11 metros.

Expansão da marca no Brasil

Depois do Beco do Nego, o próximo destino do projeto dos Cavs será Vitória, no Espírito Santo. São prometidas as reformas de duas quadras no Clube de Regatas Saldanha da Gama, no qual Varejão deu seus primeiros passos no basquete.

– Nosso objetivo é sempre ajudar o basquete no Brasil, junto aos Cavaliers. Queremos voltar com diferentes projetos. Começamos com quadras, e pode ser que isso mude.  – comentou o astro do basquete.

Quadra Cavs São Paulo Foto: Pedro Rubens Santos/Quinto Quarto

O ex-jogador participou do evento ao lado do CEO da franquia, Nic Barlage. O executivo falou sobre a influência do ídolo brasileiro na base de torcedores dos Cavs no país.

– É uma oportunidade de construir um legado do basquete com os fãs do Cavaliers. Isso seria impossível sem o Varejão, nosso embaixador global.

Tanto Barlage como Varejão prometeram um compromisso de longo prazo com o Brasil. O CEO se disse impressionado com a paixão e emoção dos brasileiros e afirmou que o projeto está só começando.

Segundo ele, o objetivo é retribuir à comunidade do país e estabelecer uma fundação com os jovens.

O ídolo das quadras reforçou o coro e fez uma promessa ao público presente.

– Estarei sempre à disposição. Eu não vou virar as costas, voltar para Cleveland e nunca mais retornar aqui. Temos comprometimento de pelo menos cinco anos – finalizou Varejão.