NBA: Heat vence Wizards de virada e afasta de vez a má fase

Márcio Júnior | 03/02/2024 - 00:02

Washington Wizards e Miami Heat se enfrentaram na noite desta sexta-feira (2), na Capital One Arena, em Washington, pela NBA, em um jogo para lá de movimentado. Depois de muitas viradas e muitos apagões, o Heat levou a melhor e venceu por 110 a 102.

Mesmo perdendo, os donos da casa viram o ala Corey Kispert liderar a equipe e o jogo em número de pontos, com 26. Dez a mais que Jordan Poole, que somou 16 pontos e 10 assistências. Mas o bom jogo da dupla acabou sendo ofuscado pelo grande número de faltas cometidas no jogo.

Quem comemorou foi o Heat, que chutou 31 lances livres, 14 a mais do que os Wizards para vencer o seu segundo jogo seguido após amagar sete derrotas em sequência, sua pior marca em 16 anos. Jimmy Butler e Bam Adebayo lideraram a franquia de Miami. Com 24 pontos e 9 assistências, Jimmy foi o cestinha da equipe. Adebayo fechou o duelo com um duplo-duplo de 20 pontos e 14 rebotes.

Heat leva vantagem nos lances livres e vence Wizards

O torcedor do Miami Heat que assistiu os dois primeiros períodos da equipe do jogo não ficou nada satisfeito com o que viu. Apesar da vantagem no intervalo ter sido de apenas 3 pontos para os Wizards, a franquia de Miami chegou a estar perdendo por 11 pontos com direito a uma run de 10-0 ainda no início do segundo quarto.

Porém, além do placar, o que mais deixou o torcedor apreensivo certamente foi o baixo aproveitamento do time nos arremessos de quadra, principalmente no segundo período. Na média distância, a equipe pontuou apenas 33% dos arremessos. Somando as bolas do perímetro, o aproveitamento foi de apenas 36%. A sorte foi que os jogadores dos Wizards também não estavam com a mão calibrada.

Diferente do primeiro quarto, quando arremessou para 77% nas tentativas na média distância, no segundo o aproveitamento dos donos da casa caiu para quase a metade, com 41%. E essa diferença foi vista no placar. Nos primeiros 12 minutos de jogo a franquia de Washington anotou 33 pontos. Nos 12 minutos do segundo quarto, apenas 26. O que permitiu o Miami encostar no placar antes do intervalo mesmo não fazendo um bom jogo.

Segundo tempo agitado definiu vitória para o Miami Heat

Mas o que, de fato, definiu os rumos do jogo, foi o terceiro quarto. As duas equipes voltaram completamente diferentes do intervalo E nessa mudança de postura, melhor para o Miami. Os visitantes quase que dobraram a porcentagem nos arremessos na média distância, com 58%. E a equipe que chegou a estar perdendo por 11 pontos, abriu 13 pontos de vantagem, e fechou o terceiro período com mais do que o dobro de pontos anotados pelos Wizards. As muitas faltas cometida pelos donos da casa contribuíam para o placar elástico.

Mas nem mesmo a vantagem construída no terceiro período foi capaz de acalmar o jogo. Nos últimos 12 minutos do duelo, os Wizards voltaram a pontuar bem, com o ala Corey Kispert liderando a equipe e a vantagem que chegou a ser de 16 pontos, caiu para apenas quarto restando 30 segundo para o fim do jogo. Mas não foi o suficiente para tirar a vantagem dos Heats, que venceram mais uma mais afastar de vez a má fase.

Escrito por Márcio Júnior
Márcio Júnior é baiano formado pela Faculdade Regional da Bahia. Cobriu de carnaval a Copa do Mundo na TVE Bahia, onde venceu o prêmio de reportagem do mês. Apaixonado por futebol, NBA, NFL e games de história. Torcedor do Bahia e Los Angeles Lakers. Passei pela ALBA, Rádio Educadora, Superesportes e Trivela. No Quinto Quarto desde julho de 2023.