O mercado da NBA começou com tudo e muitas estrelas acertaram seus acordos logo nos primeiros dias de negociações. No entanto, ainda restam jogadores importantes livres para assinar com alguma das 30 equipes da liga.
Confira alguns dos nomes mais relevantes ainda disponíveis no mercado que podem reforçar seu time:
Blake Griffin
Aos 34 anos, Griffin caminha para a reta final de sua carreira e tem enfrentado problemas com lesões nas últimas temporadas. Depois de disputar 41 jogos com o Boston Celtics em 2022-23, o veterano aguarda para saber se alguma equipe apostará em seu talento para composição de elenco. Ele foi All-Star seis vezes ao longo de sua passagem pela NBA e chutou, na última temporada, para 48,5% de aproveitamento.
Christian Wood
Wood já defendeu sete times na NBA, mas tem apenas 27 anos de idade e mostrou bom desempenho durante uma parte da última temporada. Durante uma sequência de jogos entre dezembro e janeiro, o ala-pivô foi titular e teve médias de 20,3 pontos, 9,4 rebotes, 2,4 tocos e 2,3 bolas de três pontos convertidas, antes de uma lesão praticamente colocar fim ao seu ano.
Darius Bazley
Bazley jogou 36 jogos com o Oklahoma City Thunder e sete pelo Phoenix Suns na última temporada e mostrou que ainda pode contribuir defensivamente. Com apenas 23 anos, o ala-pivô ainda tem muito espaço para evolução dentro da liga e pode ser uma opção interessante para fortalecer um grupo antes do início da disputa de 2023-24.
JaMychal Green
O veterano, que pode jogar como pivô ou ala-pivô, estava com o Golden State Warriors e chegou até a ser titular em duas partidas da série de playoffs contra o Los Angeles Lakers na última temporada. Aos 33 anos, sua experiência não deve ser ignorada e ele certamente encontrará espaço em algum elenco em breve.
Matisse Thybulle
Thybulle alcançou duas vezes o segundo time All-Defensive, em 2021 e 2022, provando sua força como um dos melhores defensores da liga. No entanto, sua contribuição ofensiva não é das maiores, e esse pode ser um fator decisivo para sua eventual continuidade na NBA. A mudança de equipe, dos Sixers para os Blazers, em fevereiro, elevou o ala-armador à condição de titular e fez com que seus números melhorassem.
Mo Bamba
Com média de 1,3 tocos por partida em sua carreira na NBA, Mo Bamba é um protetor de aro reconhecido. Embora seus números na última temporada tenham sido modestos, o pivô ainda espera uma chance de seguir na liga e retomar os melhores momentos da época de Orlando Magic.
Grant Williams
Em seu quarto ano na liga, Grant Williams teve sua melhor temporada com o Boston Celtics em 2022-23, quando obteve seu recorde em jogos (79) e médias de minutos (25,9), rebotes (4,6), assistências (1,7) e pontos (8,1) por partida. Na free agency, é certo que o jogador encontrará uma equipe para seguir mostrando seu talento e sua constante dedicação em prol do time.
Hamidou Diallo
O ala-armador jogou os últimos três anos pelo Detroit Pistons, mas, pela primeira vez na carreira, não foi titular em nenhum jogo da última temporada. Ainda assim, manteve a boa média de roubos de bola — quase um por partida — e melhorou consideravelmente seu índice nos arremessos de quadra para 57,3%. Ele tem 24 anos e venceu o torneio de enterradas em 2019.
Jaylen Nowell
Nowell vem de sua melhor temporada após quatro anos defendendo os Timberwolves. O ala-armador participou de 65 jogos e contribuiu com 10,8 pontos e 44,8% de aproveitamento nos arremessos e ajudou a levar o time aos playoffs.
Juan Toscano-Anderson
O ala de 30 anos já defendeu Warriors, Lakers e Jazz na NBA e foi campeão da temporada 2022. Embora seus números indiquem um declínio, o jogador ainda tem idade e experiência em equipes vencedoras para contribuir com um grupo na liga.
Kelly Oubre Jr.
Kelly Oubre Jr. teve sua melhor temporada da carreira em média de pontos (20,3) e roubos de bola (1,4) por partida, mas não recebeu grande destaque por conta da campanha fraca de sua equipe, o Charlotte Hornets. Aos 27 anos e com experiência em Wizards, Suns e Warriors, o ala-armador deve encontrar algum interessado nesta free agency.
P.J. Washington
Titular em 73 jogos dos Hornets na última temporada, Washington teve a melhor média de pontos da carreira (15,7 por partida). Antes desse ano, seu aproveitamento nas bolas de três era um de seus atributos mais fortes.
Raul Neto
Raulzinho apareceu em 50 jogos pelos Cavaliers na última temporada, mas com média de somente 10,5 minutos em quadra por partida. Aos 31 anos, o brasileiro ainda não sabe se seguirá na liga para 2023-24. Ele já defendeu Jazz, 76ers e Wizards, além dos Cavs.
Romeo Langford
Langford tem 23 anos e foi uma peça bastante utilizada pelo técnico Gregg Popovich no San Antonio Spurs em 2022-23. Foram 43 jogos, sendo 21 como titular, 46,7% de aproveitamento nos arremessos de quadra, com 6,9 pontos e 2,7 rebotes por partida.
Willy Hernangómez
O pivô espanhol finalizou sua terceira temporada com os Pelicans e voltou a anotar mais de 50% em arremessos, algo que ele conseguiu em todos os seus sete anos de NBA. Ele tem 29 anos e já jogou pelos Knicks e pelos Hornets, antes de New Orleans.