Grizzlies x Lakers: liderança em jogo na NBA com LeBron James lesionado

Letícia Oziecki | 28/02/2023 - 06:00

De olho na liderança da conferência Oeste da NBA, o Memphis Grizzlies enfrenta o Los Angeles Lakers nesta terça-feira (28/2), a partir das 21h30, no Ginásio FedExForum, em Memphis. LeBron James, lesionado, está fora da partida. Este será o segundo de três encontros entre as equipes na temporada regular 2022/23. CLIQUE AQUI e saiba como assistir ao jogo.

Com 36 vitórias e 23 derrotas, o Memphis Grizzlies só tem o Denver Nuggets a sua frente na classificação do Oeste e busca vencer o adversário californiano para solidificar sua posição e criar distância do Sacramento Kings, que vem logo atrás, com 35 vitórias e 25 derrotas.

Do outro lado, o Los Angeles Lakers, em 12º lugar com 29 vitórias e 32 derrotas, estaria fora até da repescagem caso a temporada regular terminasse hoje. No entanto, LeBron James e Cia. vêm crescendo nas últimas partidas, conquistando quatro vitórias nos últimos cinco jogos, após os reforços adquiridos. A má notícia é que, lesionado, King James está de fora do duelo desta terça.

+ Do Thunder aos Suns: Durant busca felicidade na NBA

 

Os Grizzlies são verdadeiros candidatos ao título?

Com um dos melhores elencos da NBA em termos de profundidade e uma campanha sólida na temporada regular, muitos fãs  podem se perguntar o quão longe esses Grizzlies podem ir nos playoffs.

Com um potencial MVP em Ja Morant, assim como coadjuvantes de primeira linha, como Jaren Jackson Jr., Desmond Bane e Dillon Brooks, Memphis tem apostado na evolução de seu jovem elenco para crescer na liga

Dessa forma, os Grizzlies têm construído o melhor dos mundos para seu ataque, jogando em transição, apostando na velocidade e capacidade atlética de Morant. Bane também tem sido chave para o sucesso da equipe até aqui, acertando 41.3% dos seus arremessos para 3 na temporada. Evoluindo temporada a temporada, a equipe comandada por Taylor Jenkins quer alçar voos ainda maiores após ter chegado à semifinal da Conferência Oeste em 2021/22.

Os Los Angeles Lakers chegarão aos playoffs?

A temporada do Los Angeles Lakers pode ser descrita até aqui, no melhor dos casos, como irregular. Com uma campanha de 29-32 e ocupando o 12º lugar na Conferência Oeste, o time dourado e roxo se encontra um jogo e meio atrás do New Orleans Pelicans, que está em 10º, última posição de classificação para a repescagem. Com 22 jogos restantes contra a maioria dos times que estão entre eles e o sexto lugar no Oeste, o Lakers terá uma oportunidade definitiva de chegar aos playoffs e evitar o torneio play-in.

A boa notícia para os fãs dos Lakers é que a Conferência Oeste está completamente embolada, com a diferença entre o 4º colocado, o Phoenix Suns (33-29), e o 10º, os Pelicans (30-31), de apenas três jogos. A outra boa notícia é que, após a última data-limite para troca, Los Angeles adquiriu peças como D’Angelo Russell, Malik Beasley e Jarred Vanderbilt, melhorando vários de seus problemas na defesa e nos chutes de perímetro.

Como o torcedor dos Lakers não tem conseguido muita paz, há uma má notícia daquelas: com uma lesão no pé, sofrida no último jogo, contra Dallas, LeBron James não joga contra os Grizzlies. Segundo o repórter Shams Charania, do The Athletic, há a possibilidade de que o camisa 6 desfalque a equipe por diversas semanas.

Sem o seu principal jogador, as esperanças de classificação para a pós-temporada sofrem um duro golpe. Assim, os Lakers terão que ser liderados por Anthony Davis, que também sofreu com lesões e tem mostrado um desempenho de altos e baixos, um símbolo da temporada da franquia californiana.

Último confronto entre as franquias

A última vez em que as equipes se enfrentaram foi no último dia 21 de janeiro. Na ocasião, os Grizzlies defendiam uma sequência de 11 vitórias, ao mesmo tempo em que apresentavam o índice defensivo mais eficiente da NBA. Entretanto, o Lakers surpreendeu e conseguiu conquistar a vitória por 122 x 121, quando superou uma desvantagem de 13 pontos no segundo tempo para derrotar Ja Morant.

Apesar do resultado e da incrível virada dos Lakers em casa, partida foi marcada por uma confusão fora de quadra entre Shannon Sharpe, comentarista do programa da Fox e Hall da Fama da NFL, e jogadores da equipe de Memphis.

A polêmica aconteceu no fim do segundo quarto, quando Sharpe provocou Dillon Brooks. O pivô Steven Adams decidiu tirar satisfações com o ex-jogador da NFL, dando início a uma confusão generalizada. Tee Morant, pai de Ja Morant, também se envolveu, mas acabou sendo afastado do grupo. No fim, Sharpe foi retirado por seguranças durante o intervalo, mas acabou liberado para voltar ao seu assento no terceiro quarto.

Ao final do jogo, Sharpe e Tee Morant foram filmados trocando abraços e apertos de mão. O pai do astro dos Grizzlies afirmou não ter problemas com o comentarista.

Imagem de destaque: Divulgação/SUSA /Icon Sport

Escrito por Letícia Oziecki
Graduada em Jornalismo pela UNINTER e faz parte do QQ desde 2021. Demonstra sua paixão pela NBA e pelo futebol brasileiro, sendo torcedora do Boston Celtics desde a era de Paul Pierce e do Palmeiras desde o berço.