NBA: Mavericks e Clippers se enfrentarão nos playoffs; o que esperar da série?

Paola Zanon | 11/04/2024 - 13:03

O embate entre Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers na Conferência Oeste é a primeira série de playoffs já confirmada na temporada 2023-24 da NBA.

Com a vitória sobre o Miami Heat na noite de quarta-feira (10), os Mavs conseguiram se isolar na quinta colocação da tabela, assim como a derrota dos Clippers para o Phoenix Suns impossibilitou o avanço para o terceiro lugar.

Com apenas dois jogos regulares pela frente para ambas as equipes e uma vitória de diferença, a única possibilidade é que elas troquem de lugar entre si mesmas; quem levar a quarta colocação terá o mando de quadra nos dois primeiros jogos e em um possível Jogo 7.

Mavericks x Clippers: novo embate nos playoffs acirra rivalidade

Esta será a terceira vez nas últimas cinco temporadas que Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers irão se enfrentar em uma série de playoffs da Conferência Oeste.

Na temporada de 2019-20, as franquias também se enfrentaram logo na primeira rodada dos playoffs. Na época, o time de Los Angeles ficou com a segunda colocação, enquanto a equipe de Dallas, com a sétima, através do primeiro play-in da história da liga.

Em uma pós-temporada adiada pela pandemia da Covid-19 e diferente de todas as outras por acontecer dentro da bolha da Disney e sem torcida, os Clippers, que já contavam com Kawhi Leonard e Paul George no elenco, levaram a melhor por 6 a 2 sobre o time da então jovem promessa Luka Doncic.

No ano seguinte, os times voltaram a se encontrar também na primeira rodada, mas desta vez, com os Mavericks em segundo lugar, e os Clippers em sétimo. Apesar disso, a franquia da Califórnia levou a melhor de novo, vencendo a série em sete jogos.

Luka Doncic e Kawhi Leonard na série entre Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers, nos playoffs de 2021. Foto: Icon sport
Luka Doncic e Kawhi Leonard na série entre Dallas Mavericks e Los Angeles Clippers, nos playoffs de 2021. Foto: Icon sport

Mais uma vez, o confronto não será fácil para nenhuma das equipes, principalmente com campanhas melhores que as anteriores e tão parecidas ao longo da temporada regular, além de contarem com seus principais jogadores completamente saudáveis.

O time de Los Angeles viveu sua melhor fase no período entre o Natal e a pausa para o All-Star Game, com 28 vitórias em 35 jogos, chegando até mesmo a dormir na liderança do Oeste uma vez. Este ano, inclusive, a franquia voltou a conquistar o título da divisão do Pacífico depois de 10 anos.

Já os Mavericks estão vivendo agora sua melhor fase, com uma sequência de cinco vitórias, sendo que sofreram apenas duas derrotas nas últimas 18 partidas. Antes disso, a franquia chegou até a ficar fora da zona de classificação direta para os playoffs, mas conseguiu uma vaga depois de passar a última temporada de fora até mesmo do play-in.

Os elencos das equipes também estão bem diferentes das duas primeiras vezes que se enfrentaram, apesar de terem mantido as peças principais. Os Clippers agora contam com James Harden e Russell Westbrook, enquanto os Mavericks receberam o reforço de Kyrie Irving, que tem trabalhado muito bem ao lado de Doncic.

Durante a temporada 2023-24 da NBA, as equipes se enfrentaram três vezes, sendo uma vitória para o time de Dallas, e duas para o de Los Angeles. Diante do cenário otimista para as duas franquias, a necessidade de um Jogo 7 é bem mais provável do que uma possível varrida.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.