Mark Daigneault, do Oklahoma City Thunder, é eleito o treinador do ano na NBA

Matheus Costa | 15/04/2024 - 16:52

O treinador Mark Daigneault, que comanda o Oklahoma City Thunder, foi eleito nesta segunda-feira (15) como o melhor treinador da temporada na NBA em votação administrada e realizada pela Associação de Treinadores da NBA. A informação foi divulgada pela “ESPN”.

Daigneault, que está no cargo desde 2020, vive sua melhor temporada na função de treinador do Oklahoma City Thunder, que terminou a temporada regular como primeiro colocado da Conferência Oeste da NBA com um time de média de idade de apenas 24 anos – o mais jovem na era moderna da NBA a alcançar tal feito. Além dele, nomes como JB Bickerstaff, do Cleveland Cavaliers, Chris Finch, do Minnesota Timberwolves, e Jamahl Mosley, do Orlando Magic, também receberam votos para o prêmio.

Com apenas 39 anos, Daigneault tem uma longa história com a franquia de Oklahoma. Em 2014, ele assumiu o comando do Oklahoma City Blue, o time do Thunder na G-League, liga de desenvolvimento da NBA. Em 2016, teve uma rápida passagem como assistente técnico de OKC, mas retomou o cargo no time de desenvolvimento e ficou por lá até 2019. Novamente chamado para ser assistente do treinador Billy Donovan, Mark foi o nome escolhido para assumir a equipe após a saída do então treinador.

Mark Daigneault comandou reconstrução e sucesso de OKC na NBA

Mark Daigneault comandou a reconstrução do Oklahoma City Thunder nos últimos anos e é o grande responsável pela ascensão da equipe na NBA. Após a saída de Paul George e Russell Westbrook, o treinador começou a lapidar os jovens jogadores da franquia, principalmente Shai Gilgeous-Alexander, e isso gerou resultados antes do que se imaginava.

Na atual temporada, o Oklahoma City Thunder ficou no top 5 de eficiência dos setores ofensivos e defensivos, algo que foi conquistado apenas pelo Boston Celtics – dono da melhor campanha da temporada regular. Além disso, a equipe liderou a porcentagem de cestas de três pontos e se manteve no top 5 de 15 estatísticas ofensivas.

Escrito por Matheus Costa
Matheus Costa é jornalista, repórter e redator com passagens por MMA Brasil, LANCE!, O Dia, Yahoo! e outros. Sua carreira no jornalismo iniciou na cobertura do MMA, depois se expandindo para a cobertura do futebol e dos bastidores de televisão esportiva brasileira. Já cobriu in loco eventos de MMA, futebol, basquete e jiu-jítsu.