Não é segredo para ninguém que a NBA está cada dia mais internacional. Os últimos anos reforçam a popularidade de jogadores de fora da América, com a ascensão de estrangeiros como Giannis Antetokounmpo (Grécia), Nikola Jokic (Sérvia), Luka Doncic (Eslovênia) e Joel Embiid (Camarões).
Com Joel Embiid sendo eleito MVP da temporada regular 2022-23, o prémio foi destinado à um jogador estrangeiro pelo quinto ano consecutivo.
A NBA conta com 126 atletas nascidos fora dos Estados Unidos para temporada. O Canadá é o país com maior número de inscritos. Segundo a liga, são 26 canadenses distribuídos entre os times. A França, país de Victor Wembanyama, tem 14 atletas e é o segundo com mais representantes.
O Brasil tem apenas um jogador entre os estrangeiros da Liga. Aos 21 anos, Gui Santos é um dos principais jovens talentos do basquete nacional. Segundo a Kendra Andrews, jornalista da ESPN, Golden State Warrios assinou um contrato de três anos com o brasileiro.
Os melhores estrangeiros da NBA 2023-24
Giannis Antetokounmpo
Natural de Atenas, capital da Grécia, o atleta nasceu em 6 de dezembro de 1994 e iniciou a carreira na equipe local Filathlitikos. Sua primeira temporada na equipe principal do Filathlitikos foi em 2011-12, pela terceira divisão nacional.
Em 2012-13, Antetokounmpo ajudou o time a subir e disputou a segunda divisão grega. O jogador recebeu propostas de clubes europeus, no entanto preferiu se eleger para o draft da NBA.
Desde 2013 no Milwaukee Bucks, Giannis tem em seu currículo um anel de campeão, dois prêmios de MVP, além de quatro All-NBA, cinco All-Stars, um de Jogador Defensivo do Ano e três All-Defensive. Tudo isso com 28 anos de idade.
Nikola Jokic
Atual campeão da NBA, Denver Nuggets tem como seu principal personagem o sérvio Nikola Jokic. Apelidado como Joker, ou “Coringa”, o atleta foi eleito MVP das finais após o título inédito conquistado pela franquia na temporada 2022-23.
Pontos, assistências, rebotes, eficiência no ataque, qualidade na defesa… É possível dizer que Jokic é um jogador completo. No auge de seus 2,11 m, o pivô que não se limita a ficar parado no garrafão.
O estrangeiro foi escolhido na segunda rodada do draft da NBA 2014 e foi o jogador número 41 a ser selecionado. Em sua primeira temporada na liga, Nikola apresentava números tímidos, com média de dez pontos, sete rebotes e 24 assistências por jogo.
Após um período de adaptação, Joker somou mais minutos em quadra e melhorou suas estatísticas. Quatro vezes selecionado para o All-Star Game, ele ganhou o prêmio de MVP da NBA nas temporadas de 2020-21 e 2021-22.
Na temporada de 2022-23, Jokic foi o principal destaque do Denver Nuggets e liderou a franquia em uma boa campanha na fase regular. O time encerrou em primeiro lugar na Conferência Oeste – com 53 vitórias e apenas 29 derrotas.
Joel Embiid
Atual MVP da Liga, o camaronês Joel Embiid, do Philadelphia 76ers, se tornou o segundo africano a receber o prêmio na fase regular – anteriormente conquistado por Hakeem Olajuwon, em 1993-94. Desde 2014 na competição, o pivô entra como um dos principais jogadores de basquete do mundo. No entanto, o camaronês ainda não conquistou o título da NBA.
Com tripla nacionalidade, recentemente, Embiid decidiu qual seleção vai atuar durante as Olímpiadas de Paris 2024: Estados Unidos. Além da equipe norte-americana, o atleta tinha a possibilidade de defender Camarões, seu país natal, e a França, pela qual recebeu um convite.
Luka Doncic
Antes de chegar aos Mavericks, Doncic já se destacava no basquete europeu. O atleta estreou pelo Real Madrid com apenas 16 anos e 2 meses; se tornando o jogador mais jovem a atuar no time profissional do clube espanhol na história.
Jogando pelo Real Madrid, o atleta conquistou o tricampeonato espanhol, nas temporadas 2014-15, 2015-16 e 2017-18. Além disso, o armador venceu a Euroliga em 2017-18. Doncic foi MVP tanto da temporada regular quanto do Final Four da Euroliga em 2018.
Luka Doncic é a principal estrela do Dallas Mavericks. O estrangeiro foi escolhido o calouro do ano em 2018/19 e já foi eleito para a seleção da temporada em quatro oportunidades. Aos 24 anos, ele é o quarto jogador na história a conseguir esse feito antes de completar 25 anos, se juntando a Larry Bird, George Gervin e Tim Duncan.
Outros estrangeiros da NBA
- Victor Wembanyama (França) – San Antonio Spurs
- Rui Hachimura (Japão) – Los Angeles Lakers
- Gui Santos (Brasil) – Golden State Warriors
- Ben Simmons (Austrália) – Brooklyn Nets
- Domantas Sabonis (Lituânia) – Sacramento Kings
- Dennis Schroder (Alemanha) – Toronto Raptors
- Bojan Bogdanović (Croácia) – Detroit Pistons
- Nicolas Batum (França) – Philadelphia 76ers
- Shai Gilgeous-Alexander (Canadá) – Oklahoma City Thunder