NBA: Doncic vai sair dos Mavs? Veja destinos para o astro insatisfeito

Pedro Rubens Santos | 01/04/2023 - 06:30

A fase ruim do Dallas Mavericks afetou o emocional da principal estrela da franquia, Luka Doncic. O astro admitiu que não está feliz ao se ver fora da zona até de play-in da NBA.

Claramente abatido na entrevista coletiva após uma das derrotas recentes para o Charlotte Hornets, o principal jogador dos Mavs respondeu às perguntas da imprensa cabisbaixo e com um semblante decepcionado, falou sobre a perda da alegria que tinha ao jogar e como os resultados ruins atrapalham seu bem-estar.

— É realmente frustrante. Acho que vocês conseguem ver. Às vezes, não sinto que sou eu — lamentou Doncic. — Eu costumava me divertir e sorrir em quadra, mas tem sido muito frustrante por diversas razões.

LEIA MAIS

+ Filme ‘Air’ reconta como Michael Jordan ajudou Nike a crescer (e vice-versa)

++ Isiah Thomas cobra desculpas de Michael Jordan: ‘Me chamou de c…’

O esloveno não quis entrar em detalhes e revelar quais motivos além do basquete contribuem para sua decepção — ele afirmou apenas que “há muita coisa acontecendo” —, mas o desempenho atual da equipe, derrotada em 8 das últimas 11 partidas, é um fator de desgaste.

— Vencer traz alegria. Quando você vence, você está feliz, o vestiário está feliz e você se diverte na quadra, jogando juntos — disse. — Se eu soubesse como criar essa alegria, eu faria. Mas às vezes é muito difícil.

O futuro longe de Dallas tem sido tema de debates cada vez mais frequentes. O nome Luka Doncic é ligado a equipes de maior projeção e postulantes ao título como Los Angeles Lakers, Boston Celtics e New York Knicks.

A derrota para o Philadelphia 76ers na última quarta-feira — a quinta nos últimos seis jogos — basicamente obriga Dallas a passar pelo play-in se quiser ser campeão. Com campanha 37-40 e cinco compromissos restantes, é realista assumir que Doncic pode não estar nos playoffs. O próximo compromisso da equipe é neste sábado, contra o Miami Heat, na Flórida.

A situação de Luka Doncic em Dallas

Doncic sempre foi a grande estrela dos Mavericks. Selecionado quatro vezes para o All-Star e três vezes para o All-NBA Team, o ex-armador do Real Madrid já é um dos maiores nomes de toda a liga com apenas 23 anos de idade.

O astro ainda não conseguiu levar Dallas à decisão, mas bateu na trave na última temporada quando caiu diante do Golden State Warriors nas finais da Conferência Oeste.

Dallas Mavericks, Kyrie Irving, Luka Doncic,
Kyrie Irving e Luka Doncic: 13 jogos juntos e 9 derrotas.      (Foto: Reprodução/Twitter/@dallasmavs)

A expectativa para 2022-23 era que a direção fortalecesse a equipe para colocar Doncic em posição de levantar o troféu. Mas a realidade se mostrou diferente.

No meio da temporada, o retrospecto já não empolgava, e era visível a necessidade de um elenco de suporte para a estrela eslovena.

Foi aí que a franquia decidiu trazer o polêmico Kyrie Irving para o Texas.

À primeira vista, parecia uma dupla pronta para fazer barulho e carregar o time rumo à pós-temporada, mas o que se viu até então foi um medíocre aproveitamento: apenas 36,4% desde a chegada do armador de Brooklyn. Foram 13 partidas em que eles puderam atuar juntos e nove derrotas.

— Não tem sido o que pensávamos que seria, mas ainda dá tempo de recuperar — disse o camisa 77 após a derrota para os Hornets.

O futuro de Luka Doncic

A eventual ausência do Dallas Mavericks nos playoffs aumentou os rumores de que Doncic pode pedir para sair. Não há nenhum movimento da parte do jogador em relação a isso até o momento.

Não se classificar, porém, não seria o único motivo. O astro já se mostrou insatisfeito com acontecimentos recentes, e a equipe parece incapaz de manter um elenco forte ao redor do camisa 77.

Jalen Brunson deixou Dallas após a disputa das finais de conferência, em 2022, assinou um grande contrato com os Knicks, e a equipe do Texas não recebeu nada em troca.

O letão Kristaps Porziņgis, hoje no Washington Wizards, também atuou ao lado do astro, mas preferiu deixar a franquia texana e tentar brilhar em outro lugar.

Dorian Finney-Smith e Spencer Dinwinddie são outros nomes que não estão mais no elenco. A dupla foi envolvida na troca, junto a algumas escolhas de draft, por Kyrie Irving, que será um agente livre ao fim da temporada e pode deixar os Mavs novamente de mãos vazias.

Sem um time capaz de encarar as principais potências da NBA, a franquia de Dallas segue apostando suas fichas no talento astronômico de Doncic. Mas isso pode se tornar um problema quando a estrela não estiver mais a bordo do plano.

Possíveis destinos para Luka Doncic

Uma saída de Kyrie na free agency poderia acabar de vez com a paciência do craque dos Mavs. Se quiser uma nova equipe, onde Luka Doncic pode seguir sua carreira?

Uma opção ventilada e bastante realista como destino é o Oklahoma City Thunder.

OKC tem 10 escolhas de primeira rodada nos próximos três anos, e elas podem ser utilizadas em um pacote que seduza Dallas a trocar sua principal estrela. Além disso, também poderiam ser incluídos no negócio jovens jogadores como Josh Giddey e Chet Holmgren.

O Utah Jazz também é citado como possível interessado. Com várias escolhas de primeira rodada, adquiridas nas trocas de Donovan Mitchell e Rudy Gobert, o time poderia investir para trazer Doncic e colocá-lo ao lado de Lauri Markkanen em uma parceria com grande potencial.

Há quem suspeite que o Boston Celtics possa se movimentar para trazer o esloveno, caso os rumores sobre um eventual pedido de saída de Jaylen Brown se concretizem. 

Jaylen Brown Jayson Tatum Boston Celtics All-Star Foto: Reprodução/Twitter/@celtics
Os All-Star Jaylen Brown e Jayson Tatum formam uma das melhores duplas da NBA. (Foto: Reprodução/Twitter/@celtics)

Esse seria um negócio bombástico e que envolveria, além de Brown, outras peças. Mas o atual vice-campeão da NBA tem um elenco recheado e, nesse cenário, surge como um caminho alternativo.

E já pensou se Luka Doncic fosse para o Denver Nuggets formar uma união com Nikola Jokic? Essa transação certamente envolveria ao menos um nome de peso, e o mais indicado é, sem dúvidas, Jamal Murray. 

Michael Porter Jr. poderia acabar também no meio da troca. Apesar de improvável, a ideia de um acordo foi impulsionada pela presença de Doncic no aniversário de Jokic, no mês passado.

Outro time que poderia acabar fechando com o astro dos Mavs é o New York Knicks, dono de peças relevantes como R.J. Barrett e Immanuel Quickley e algumas escolhas de draft. Caso esse fosse o caminho final, a dupla de Doncic e Brunson, criada em Dallas, estaria reunida em Nova York.

E é claro que o Los Angeles Lakers não poderia ficar de fora. A franquia midiática da Califórnia parece estar sempre ligada a trocas explosivas ao redor da liga e, se tiver a oportunidade, não deixaria passar a chance de contar com a estrela dos Mavericks.

Há muitas dúvidas sobre a capacidade de os Lakers, que não detêm muitas escolhas relevantes de draft, conseguirem montar um pacote atrativo para o time atual de Doncic.

Entre tantas especulações, o que é certo é que o astro esloveno não deu nenhum indício, até o momento, de que pedirá à direção dos Mavs para ser trocado. Esse é o fator primordial da história, pois a equipe não tem interesse em se livrar do fenômeno, com quem assinou um contrato válido até 2027.

Entretanto, Doncic não está feliz. Será que os líderes da franquia conseguirão manter o jogador e reavivar sua alegria de jogar basquete?

A reta final da temporada, com respostas sobre a classificação aos playoffs e a permanência ou saída de Kyrie Irving, promete adicionar capítulos importantes a essa novela.