NBA: Por que Luka Doncic merece ser o MVP da temporada 2023-24?

Paola Zanon | 23/04/2024 - 20:00

Luka Doncic foi um dos principais destaques da temporada regular 2023-24 da NBA; não é à toa que ele está entre os três jogadores com maiores chances de ser o MVP.

Maior estrela do Dallas Mavericks atualmente, o esloveno foi o líder da temporada não apenas em pontos totais, com 2370, mas também na média de pontos por jogo, alcançando a marca de 33,9. Ele também teve o maior número de arremessos convertidos e foi o segundo jogador com mais bolas triplas, com 284, atrás apenas de Stephen Curry, que acertou 357.

O armador foi o primeiro europeu, e também jogador dos Mavs, a liderar uma temporada da liga norte-americana de basquete em números totais e média de pontos.

E se os números de pontuação já são impressionantes, a forma como ele conseguiu isso deixam mais claro ainda o motivo pelo qual Doncic é um dos melhores jogadores da NBA em atividade.

Doncic foi o primeiro na história da liga a anotar um triplo-duplo de, pelo menos, 25 pontos apenas no primeiro tempo de uma partida, no dia 6 de dezembro, contra o Utah Jazz. Ao final desse mesmo duelo, ele chegou ao seu quarto triplo-duplo seguido acima dos 35 pontos, tornando-se dono da maior sequência da estatística.

Além de tudo isso, o esloveno estabeleceu seu próprio recorde de pontos em um único jogo ao anotar 73 em cima do Atlanta Hawks no dia 26 de janeiro. Essa foi a maior pontuação da temporada e a quarta maior da história da liga.

Com o fim da temporada regular, Luka se juntou a ninguém menos que Michael Jordan como os únicos jogadores a terem médias acima de 32 pontos, oito rebotes e oito assistências por partida.

A diferença é que o ídolo do Chicago Bulls fez isso ao disputar 82 jogos com uma média de 40 minutos na temporada de 1988-89. Doncic fez isso em 70 jogos, permanecendo em quadra com uma média de 37 minutos.

E, mais uma vez, o esloveno ainda foi além. Suas médias foram de 33,9 pontos, 9,2 assistências e 9,8 rebotes por jogo; nenhum outro jogador na história da NBA teve números assim.

Doncic pode ultrapassar Shai Gilgeous-Alexander e Nikola Jokic?

Mesmo com todos esses recordes e feitos impressionantes, Luka Doncic ainda está atrás de Nikola Jokic e Shai Gilgeous-Alexander na corrida pelo MVP, de acordo com a lista da própria NBA divulgada no último dia 12.

Mas é possível que, na hora de votar, os especialistas levem em consideração o fato de que o esloveno ajudou a levar o Dallas Mavericks aos playoffs, com 50 vitórias, depois de uma temporada em que a franquia sequer chegou a se classificar para o play-in.

Os Mavs venceram 16 de seus últimos 18 jogos depois de um período de grande instabilidade para a equipe, mas um fator que pode pesar “contra” o armador é que, ao contrário de Jokic e Shai, ele joga ao lado de Kyrie Irving, futuro membro do Hall da Fama da NBA.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.