Após a derrota por 14 pontos para o Memphis Grizzlies na sexta-feira (5), Darvin Ham recebeu um ultimato para o clássico contra o Los Angeles Clippers, que acontecerá na noite de domingo (7).
O time de LeBron James já acumula quatro derrotas consecutivas na temporada regular da NBA e saiu da zona de play-in ao cair para a 11ª colocação na tabela da Conferência Oeste, graças aos resultados negativos —são 19 derrotas contra 17 vitórias.
O duelo contra os Clippers não será nada fácil para os Lakers. O time de Kawhi Leonard, James Harden, Russell Westbrook e mais grandes nomes vem de uma sequência de cinco vitórias —sendo oito nos últimos 10 jogos— e está no topo da tabela do Oeste, com apenas 12 derrotas, na quarta colocação.
Desde que a outra franquia de Los Angeles se ajustou à chegada do Barba, a equipe tem sido considerada uma das mais perigosas da temporada 2023-24.
De acordo com informações do Daily Lakers, jornal esportivo local, um resultado positivo no clássico da cidade das estrelas é crucial para que Darvin Ham continue no comando da franquia, já que nem mesmo o vestiário está em sintonia com o treinador.
Darvin Ham no Los Angeles Lakers
O desacordo entre jogadores e técnicos é uma surpresa para os torcedores dos Lakers, já que, na temporada passada, Ham conduziu o time às finais de conferência depois de uma largada de 10 derrotas e apenas duas vitórias nos 12 primeiros jogos regulares.
A temporada 2022-23 foi a primeira de Darvin Ham no comando da equipe. Apesar do péssimo começo, após solicitar e adquirir novas peças, o técnico conseguiu converter a campanha negativa em positiva com 43 vitórias e 39 derrotas.
Os Lakers se classificaram primeiro para o play-in e, na sequência, para os playoffs ao derrotarem o Minnesota Timberwolves em jogo único de repescagem.
Na primeira rodada, a franquia enfrentou o Memphis Grizzlies, segundo colocado, e venceu a série por 6 a 2. Nas semifinais, o time de Los Angeles derrotou o temido Golden State Warriors também em seis jogos.
O time só não conseguiu superar o Denver Nuggets, primeiro colocado do Oeste, e acabou sendo varrido por 4 a 0 nas finais de conferência. Na sequência, o time de Nikola Jokic se consagrou campeão da NBA pela primeira vez na história, em cima do Miami Heat.