Kuminga alfineta rotação dos Warriors com veteranos: ‘Tudo fica confuso’

Paola Zanon | 26/12/2023 - 13:12

Jonathan Kuminga demonstrou que não está nada satisfeito com sua baixa minutagem nos jogos do Golden State Warriors até agora na temporada 2023-24 da NBA.

7ª escolha geral no Draft de 2021, o ala-pivô ainda não conquistou seu espaço dentro do quinteto titular, sobretudo porque a prioridade é de Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green, todos tetracampeões.

— Sou alguém que faz a diferença, mas não cabe a mim gerenciar meus minutos em quadra. Sinto que já fiz o que deveria, mas a última palavra não é minha—, soltou ele, em entrevista ao The Athletic.

Dos 29 jogos disputados pela franquia de São Francisco até o momento, Kuminga só fez parte do quinteto titular em oito oportunidades, que surgem principalmente por causa das suspensões de Draymond. Sua média de minutos por jogo é de 21,7.

Apesar de entrar em quadra, Jonathan também não fica satisfeito com o estilo de jogo imposto por Steve Kerr, que consiste em basicamente facilitar o jogo principalmente para Curry e Thompson pontuarem.

— Tenho a bola e sei que ninguém pode me defender. Mas às vezes, tenho que deixar isso de lado para garantir que meus companheiros mais velhos tenham a bola—, declarou o jogador de 21 anos.

A estratégia da equipe não tem dado tão certo na atual temporada; os Warriors ocupam a 10ª colocação na tabela da Conferência Oeste com 15 vitórias e 15 derrotas —essa é a última posição que garante o acesso ao play-in.

A campanha não tão positiva da franquia também é um motivo de frustração para Kuminga, já que ele acredita que poderia contribuir mais se tivesse uma liberdade maior dentro de quadra. No momento, sua média é de 12,5 pontos, 3,8 rebotes e 1,2 assistência por jogo.

— Tudo fica confuso. Às vezes saio da quadra sem saber o que fiz, e isso fica na minha cabeça. Tipo, o que eles querem que eu faça?—, se questionou o atleta.

Últimos cinco jogos de Jonathan Kuminga

  • Derrota para o Denver Nuggets: 13 pontos, cinco rebotes e duas assistências em 23 minutos;
  • Vitória sobre o Portland Trail Blazers: 11 pontos, seis rebotes e cinco assistências em 30 minutos;
  • Vitória sobre o Washington Wizards: 22 pontos, quatro rebotes e três assistências em 27 minutos;
  • Vitória sobre o Boston Celtics: 17 pontos, sete rebotes e duas assistências em 34 minutos
  • Vitória sobre o Portland Trail Blazers: 12 pontos e quatro rebotes em 19 minutos
Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.