Quase um ano depois da perder o cinturão da categoria dos leves do UFC, o Brasil pode reconquistá-lo na luta principal do UFC 294 com seu maior ídolo na atualidade do MMA: Charles do Bronx.
Depois de perder o cinturão com uma atuação apática em Abu Dhabi, o brasileiro retorna ao local para enfrentar novamente Islam Makhachev. Desta vez, no entanto, Charles do Bronx voltará ao octógono com uma nova abordagem, um novo propósito e uma nova estratégia: ser ele mesmo dentro do octógono.
Irreconhecível, segundo ele mesmo, Charles já havia afirmado que nunca teve vontade de assistir novamente o confronto que lhe custou o cinturão frente ao russo, em 2022. Em entrevista exclusiva ao Quinto Quarto, o lutador explicou a situação e afirmou que o motivo é bem simples: ele não foi ele mesmo durante o confronto, logo, não há o que analisar.
– Cara, de verdade, todas as lutas eu vi porque eu lutei, eu estava lá, então você tem que achar aquilo que você errou para você crescer. Essa não. Não tem sentido olhar algo que você não estava lá. Essa é a real. Quem é meu fã de verdade sabe que não era eu lutando. Nem precisa ser meu fã, quem assistiu duas ou três lutas minha sabe. Eu não estou falando de vitória, pode falar de derrota também, eu me entrego dentro da luta. Eu tomo knockdown, eu bato, levanto. Ele tenta me pegar, eu saio, eu luto. Eu não lutei -, afirmou.
Em ano que chegou a ficar zerado, o Brasil tem a possibilidade de terminar 2023 com três cinturões do UFC simultaneamente.
93kg: ??? Alex Poatan
70kg: ??? Charles Oliveira
57kg: ??? Alexandre Pantoja— MMA Melotto (@MMAmelotto) September 21, 2023
A má impressão deixada na derrota foi totalmente apagada na luta seguinte. Em junho, o brasileiro demoliu Beneil Dariush com um nocaute brutal no fim do primeiro round e garantiu suas credenciais para uma nova luta com Islam Makhachev. Charles do Bronx comentou que evoluiu desde a primeira luta entre os dois, mas também sabe que o campeão evoluiu desde então. No fim das contas, o objetivo do paulista é claro: ser ele mesmo.
– Sendo verdadeiro, na realidade, você só tem que evoluir. Um ano, tanto eu evoluí como ele evoluiu. Tanto eu tive luta como ele teve luta. Evolução é constante. Você tem que estar treinando todos os dias para evoluir, sabe? Eu só quero ser eu dentro do cage, essa é a real -, analisou.
Charles do Bronx cita nova estratégia contra Makhachev
Diferente do primeiro encontro, Charles do Bronx resolveu adotar uma postura diferente fora do octógono para que não seja afetado dentro do mesmo. Ao invés das constantes provocações dos dois lados que antecederam o primeiro confronto, o ex-campeão dos leves afirmou que não vai adotar o famoso trash talking para não cair na pilha do rival.
– Eu só não quero cair na pilha. Deixa eles falarem o que eles quiserem. Eu só vou dar risada e ficar tranquilo -, encerrou.
Charles do Bronx e Islam Makhachev se enfrentam na luta principal do UFC 294, que será realizado no dia 21 de outubro na Etihad Arena, em Abu Dhabi, Emirados Árabes. O combate será válido pelo cinturão da categoria dos leves e terá cinco rounds de duração.
VEJA TAMBÉM:
+ UFC 296 terá duas disputas de cinturão; Pantoja fará defesa em revanche
++ Alex Poatan disputa cinturão dos meio-pesados contra ex-campeão no UFC 295