Jaylen Brown não engoliu a não marcação de uma falta em cima dele bem na reta final do jogo entre Boston Celtics e Indiana Pacers, na noite de segunda-feira (8).
O placar estava empatado em 131 quando o armador tentou um arremesso de dois pontos para colocar os celtas na frente, faltando apenas três segundos para o apito final.
Brown, no entanto, errou a tentativa ao levar um toco de Buddy Hield por trás. O problema é que, na hora, ele sentiu ter sido atingido na cabeça, o que daria direito a dois lances livres caso a falta fosse marcada. Na hora, Jaylen foi questionar o juiz James Williams, que se negou a rever o lance.
— Eu fui até o árbitro e perguntei: ‘Eu fui atingido na cabeça?’, ele respondeu que não. Isso deveria ser investigado. Temos o direito de ficar chateados. A liga deveria entender—, declarou ele, em entrevista coletiva após a partida.
jbfoul pic.twitter.com/JXm2idNCM8
— Vito Corleonie (@VCorleonie) January 9, 2024
Na sequência, os Pacers ficaram com o rebote e, no contra-ataque, o mesmo juiz marcou uma falta de Derrick White em cima de Bennedict Mathurin. Após a revisão do lance, a falta foi mantida. Bennedict ganhou três lances livres e converteu dois, vencendo o jogo para a franquia de Indiana.
Após a partida, Hield também foi questionado sobre o lance com Jaylen Brown e não negou que tivesse acertado a cabeça do adversário, mas jogou a responsabilidade da decisão para a arbitragem.
— Talvez eu tenha tocado [a cabeça de Brown]. Mas os três árbitros em quadra têm vários ângulos e em câmera lenta. Eu sei que acertei a bola, talvez tenha acertado um pouco na cabeça de Brown. Não tenho certeza—, admitiu.
Williams, que decidiu não checar o lance envolvendo Jaylen Brown e Buddy Hield, frequentou a escola e a faculdade de Indiana. Com o árbitro apitando, os Pacers têm 35 vitórias e apenas três derrotas.
Em atualização posterior, a NBA validou o fato da arbitragem não ter marcado a falta.
Jaylen Brown x Pacers
Sem Jayson Tatum em quadra, Jaylen Brown foi o principal destaque do Boston Celtics na partida contra o Indiana Pacers. O armador anotou 40 pontos, cinco rebotes e duas assistências.
Além disso, Brown também foi um bom líder em quadra ao criar oportunidades para todo o time. Os cinco titulares ficaram acima dos 10 pontos na partida, assim como Payton Pritchard, que saiu do banco.
A derrota por 133 a 131 não abalou a liderança dos Celtics na tabela da Conferência Leste; a franquia segue isolada com 28 vitórias, três a mais que o Milwaukee Bucks, segundo colocado.