NBA: Jaylen Brown pede investigação após arbitragem ‘não ver’ falta polêmica

Paola Zanon | 09/01/2024 - 11:35

Jaylen Brown não engoliu a não marcação de uma falta em cima dele bem na reta final do jogo entre Boston Celtics e Indiana Pacers, na noite de segunda-feira (8).

O placar estava empatado em 131 quando o armador tentou um arremesso de dois pontos para colocar os celtas na frente, faltando apenas três segundos para o apito final.

Brown, no entanto, errou a tentativa ao levar um toco de Buddy Hield por trás. O problema é que, na hora, ele sentiu ter sido atingido na cabeça, o que daria direito a dois lances livres caso a falta fosse marcada. Na hora, Jaylen foi questionar o juiz James Williams, que se negou a rever o lance.

— Eu fui até o árbitro e perguntei: ‘Eu fui atingido na cabeça?', ele respondeu que não. Isso deveria ser investigado. Temos o direito de ficar chateados. A liga deveria entender—, declarou ele, em entrevista coletiva após a partida.

Na sequência, os Pacers ficaram com o rebote e, no contra-ataque, o mesmo juiz marcou uma falta de Derrick White em cima de Bennedict Mathurin. Após a revisão do lance, a falta foi mantida. Bennedict ganhou três lances livres e converteu dois, vencendo o jogo para a franquia de Indiana.

Após a partida, Hield também foi questionado sobre o lance com Jaylen Brown e não negou que tivesse acertado a cabeça do adversário, mas jogou a responsabilidade da decisão para a arbitragem.

— Talvez eu tenha tocado [a cabeça de Brown]. Mas os três árbitros em quadra têm vários ângulos e em câmera lenta. Eu sei que acertei a bola, talvez tenha acertado um pouco na cabeça de Brown. Não tenho certeza—, admitiu.

Williams, que decidiu não checar o lance envolvendo Jaylen Brown e Buddy Hield, frequentou a escola e a faculdade de Indiana. Com o árbitro apitando, os Pacers têm 35 vitórias e apenas três derrotas.

Em atualização posterior, a NBA validou o fato da arbitragem não ter marcado a falta.

Jaylen Brown x Pacers

Sem Jayson Tatum em quadra, Jaylen Brown foi o principal destaque do Boston Celtics na partida contra o Indiana Pacers. O armador anotou 40 pontos, cinco rebotes e duas assistências.

Além disso, Brown também foi um bom líder em quadra ao criar oportunidades para todo o time. Os cinco titulares ficaram acima dos 10 pontos na partida, assim como Payton Pritchard, que saiu do banco.

A derrota por 133 a 131 não abalou a liderança dos Celtics na tabela da Conferência Leste; a franquia segue isolada com 28 vitórias, três a mais que o Milwaukee Bucks, segundo colocado.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.