NBA: Isaiah Stewart, do Detroit Pistons, é preso após agredir pivô dos Suns

Paola Zanon | 15/02/2024 - 10:16

Após arranjar confusão antes mesmo do início do jogo entre Detroit Pistons e Phoenix Suns na noite de quarta-feira (14), Isaiah Stewart acabou sendo preso por agressão pela polícia local.

O ala-pivô deferiu um soco no rosto de Drew Eubanks, dos Suns, no estacionamento do Footprint Center, casa da franquia de Phoenix. De acordo com Shams Charania, jornalista do The Athletic, os policiais que estavam trabalhando na segurança da partida foram acionados para encerrar a confusão.

O motivo do desentendimento entre os jogadores ainda não foi revelado, mas Stewart foi conduzido à delegacia e só foi liberado após o pagamento de uma multa. A polícia do Arizona seguirá com as investigações do caso.

Eubanks sofreu um ferimento leve no rosto graças ao soco de Isaiah. Tanto a NBA quanto o Detroit Pistons acompanharão e contribuirão com as investigações da polícia; a franquia ainda emitiu um comunicado afirmando estar ciente de todo o acontecido.

Estamos cientes do incidente entre Isaiah Stewart e Drew Eubanks antes do jogo desta noite. Estamos coletando informações sobre o que aconteceu e o que o provocou, e respondendo à NBA e às autoridades locais—, diz a nota.

O Phoenix Suns, por sua vez, divulgou uma nota em apoio a Drew Eubanks e condenando atitudes violentas como a do ala-pivô dos Pistons.

O ataque a Drew Eubanks não foi provocado, e atos de violência como este são inaceitáveis. Apoiamos Drew inequivocamente e continuaremos a trabalhar com as autoridades locais e com a NBA—, disse um porta-voz do time.

Monty Williams, no entanto, saiu em defesa de seu jogador e afirmou não acreditar que Eubanks não tenha feito nenhuma provocação. O treinador acusou a franquia de Phoenix de ser irresponsável por soltar uma declaração assim antes de todas as informações serem coletadas.

Isaiah Stewart já não iria participar do jogo contra os Suns por causa de uma lesão no tornozelo; ele estava apenas acompanhando a equipe. Enquanto isso, Drew apareceu normalmente para o aquecimento dos Suns e jogou durante 18 minutos, marcando seis pontos e seis rebotes na vitória por 116 a 100.

Essa não foi a primeira discussão entre os dois jogadores. As equipes se enfrentaram no dia 5 de novembro, em Detroit, e na ocasião, os dois trocaram ofensas durante a partida e foram vistos discutindo em tom bastante violento fora das quadras.

Quem é Isaiah Stewart?

Isaiah Stewart, de 22 anos, começou sua carreira na NBA em 2020, quando foi draftado pelo Portland Trail Blazers. Nos meses seguintes, o ala-pivô foi envolvido em uma negociação com Houston Rockets e Detroit Pistons, sendo trocado para a segunda equipe.

Em 2021, o jogador foi expulso de um jogo contra o Los Angeles Lakers depois de arranjar uma briga com LeBron James ao ser atingido durante um lance normal. Stewart foi para cima do astro e precisou ser contido pelos colegas de equipe e pelo trio de arbitragem e levou uma suspensão de dois jogos.

No ano passado, Isaiah também arranjou confusão com Draymond Green durante um jogo contra o Golden State Warriors. O ala-pivô puxou a camisa do defensor de São Francisco, e os dois jogadores também precisaram ser contidos pelos juízes.

Na atual temporada, Isaiah Stewart está com médias de 11 pontos, 6,8 rebotes e 1,7 assistências por jogo. O Detroit Pistons é dono da pior campanha da liga, com 46 derrotas e apenas oito vitórias.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.