NBA

Houston Rockets aposenta a camisa número 11 de Yao Ming

Yao Ming, ex-pivô do Houston Rockets

(Crédito: Instagram/reprodução)

O Houston Rockets imortalizou um de seus grandes ídolos na noite desta sexta-feira (3) e aposentou a camisa número 11 de Yao Ming, ex-pivô chinês que se tornou o primeiro jogador na história da NBA a ser selecionado com a primeira escolha do draft sem ter atuado no basquete universitário.

Atualmente com 36 anos de idade, Ming defendeu os Rockets entre as temporadas 2002-03 e 2010-11. Ele perdeu toda a temporada 2009-10 da NBA por causa de uma contusão no pé e atuou em apenas cinco jogos na temporada 2010-11 devido a uma lesão no tornozelo.

“Eu não sabia o que esperar. Eu apenas queria jogar basquete, do modo da NBA, contra os melhores jogadores do mundo. Eu somente queria ser merecedor de jogar nesta quadra”, falou Yao, referindo-se ao que pensou quando foi selecionado no topo do draft de 2002, depois de vir de Xangai.

A coletiva de imprensa de Yao Ming contou com a presença de Adam Silver, comissário da NBA, e de Leslie Alexander, proprietário do Houston Rockets.

O grandalhão de 2,29m de altura foi nomeado para o segundo time All-NBA em duas oportunidades e para o terceiro time em três oportunidades. Outro feito interessante foi que, em 2005, ele quebrou o recorde de Michael Jordan de votos recebidos para atuar no All-Star Game e foi escolhido 2.558.278 vezes.

O Houston Rockets agora tem seis números de camisa aposentados em sua história, com Yao Ming se juntando a Clyde Drexler, Moses Malone, Calvin Murphy, Hakeem Olajuwon e Rudy Tomjanovich nesta seleta galeria.

“Me sinto velho por ver isso. Os caras lá em cima, Rudy T foi meu técnico, e depois ter uma estátua para Hakeem. Eu me lembro que meu primeiro jogo pelos Rockets foi quando aposentamos a camisa dele. E nós assistimos no vestiário e me lembro de dizer que era a minha motivação para jogar duro”, relembrou o ex-pivô.

Yao Ming entrou para o Naismith Basketball Hall of Fame no ano passado, juntamente com Allen Iverson e Shaquille O’Neal.

Depois de ser selecionado com a primeira escolha geral do draft de 2002, Ming foi um atleta de sucesso dentro e fora das quadras da NBA e se tornou um jogador extremamente popular, tendo papel fundamental na popularização da National Basketball Association na China. Ele também ajudou o Houston Rockets a se tornar o time preferido entre os torcedores chineses na época em que atuava.

O gigante pivô foi oito vezes selecionado para o All-Star Game da NBA em sua carreira e teve médias de 19 pontos, 9,2 rebotes e 1,9 tocos em 486 jogos de temporadas regulares disputados na carreira. Yao Ming teve um bom aproveitamento de 52,4% nos arremessos de quadra durante sua trajetória na maior liga de basquete do planeta.

Durante as temporadas 2005-06 e 2008-09, o chinês teve médias de 21,9 pontos e 10 rebotes por jogo, se juntando ao recém-aposentado Kevin Garnett como únicos jogadores a terem médias acima de 20 pontos e 10 rebotes durante este período.

Popular

Copyright © 2015-2021 - https://www.quintoquartobr.com/

+18 Jogue com responsabilidade


Copyright QuintoQuartoBR

To Top