O Dallas Mavericks voltou a ter um resultado positivo ao vencer o Miami Heat por 114 a 108 na noite desta quinta-feira (7) e espantou os possíveis sinais de crise depois de três derrotas consecutivas.
Fazendo jus ao nome, os visitantes começaram o jogo no American Airlines Center bem mais quentes que os donos da casa, com duas cestas seguidas e um alto aproveitamento em cima dos erros dos adversários.
A franquia da Flórida conseguiu abrir um dígito duplo de vantagem nos primeiros cinco minutos da partida, com um belo jogo coletivo do quinteto titular. Na reta final do período, no entanto, Luka Doncic e Kyrie Irving conseguiram diminuir a diferença para oito pontos.
O segundo quarto começou bem mais disputado, com os Mavericks conseguindo encostar no placar, mas sempre que a virada parecia certa, o Heat acelerava e voltava a ampliar um pouco a vantagem. Os donos da casa não ficaram à frente nenhuma vez ao longo do primeiro tempo e foram para o intervalo atrás por quatro pontos.
Four first-half triples for Duncan Robinson 🔥 pic.twitter.com/cr6GLyF3hP
— NBA on TNT (@NBAonTNT) March 8, 2024
O jogo seguiu equilibrado na volta do intervalo, com o time de Dallas finalmente conseguindo empatar, mas os visitantes logo voltaram a ficar na frente com Duncan Robinson, que até então, estava com 100% de aproveitamento.
Heat perde o controle do jogo
Na metade do terceiro quarto, Irving colocou os Mavericks na frente pela primeira vez na partida, o que deu um gás para a equipe, que abriu cinco de vantagem e obrigou Erick Spoelstra a pedir um tempo técnico para reorganizar o jogo do Heat.
Mas as coisas só pioraram para os visitantes na reta final do período, com Robinson cometendo seu primeiro erro e sua quarta falta, e Caleb Martin recebendo uma falta flagrante um por um contato duro em cima de Tim Hardaway Jr. Na sequência, Doncic foi o responsável por colocar sua equipe 10 pontos à frente.
Os Mavericks entraram no quarto período com oito pontos de vantagem, mas sentiram a explosão dos adversários, que voltaram para a liderança em apenas cinco minutos. Até os dois minutos finais, as equipes revezaram a vantagem de no máximo dois pontos.
Na reta final, Luka Doncic puxou a responsabilidade e fez o Dallas abrir mais de dois pontos de vantagem com mais um triplo-duplo —o quinto consecutivo acima dos 30 pontos.
Mesmo com a reação de Miami, Irving foi decisivo nos últimos segundos, e os donos da casa conseguiram uma vitória importante após três derrotas seguidas.
KYRIE. CLUTCH 3.
Heat-Mavs on TNT pic.twitter.com/yOZjWtGHrm
— NBA (@NBA) March 8, 2024
Heat x Mavericks: estatísticas
Miami Heat
- Jimmy Butler: 14 pontos, quatro rebotes e cinco assistências
- Nikola Jovic: Quatro pontos, dois rebotes e uma assistência
- Bam Adebayo: 14 pontos, nove rebotes e cinco assistências
- Duncan Robinson: 19 pontos, quatro rebotes e duas assistências
- Terry Rozier: 27 pontos, seis rebotes e 11 assistências
Dallas Mavericks
- Derrick Jones Jr.: Um ponto, dois rebotes e uma assistência
- P. J. Washington: 10 pontos, oito rebotes e uma assistência
- Daniel Gafford: 12 pontos e sete rebotes
- Kyrie Irving: 23 pontos, quatro rebotes e quatro assistências
- Luka Doncic: 35 pontos, 11 rebotes e 11 assistências