Na primeira partida sem o astro LeBron James, fora de ação por tempo indeterminado por conta de uma lesão no pé direito, o Los Angeles Lakers perdeu por 121 a 109 (46 a 49 no invtervalo) para o Memphis Grizzlies na noite da última terça-feira (28), no FedEx Fórum, pela temporada regular da NBA. Ja Morant, astro da equipe do Tennessee, conseguiu um triplo-duplo.
Os Lakers (29 vitórias e 33 derrotas), ainda em busca de classificação aos playoffs, encaram um back-to-back nesta quarta. A equipe enfrenta o Oklahoma City Thunder, também fora de casa. Já os Grizzlies (37-23), na segunda colocação da Conferência Oeste, recebem o Houston Rockets, na mesma noite, outra vez diante da sua torcida.
LEIA TAMBÉM: Jokic entra para grupo de jogadores com 100 triplos-duplos na vitória dos Nuggets

LeBron acompanhou a partida sentado no banco de reservas, com uma bota ortopédica no pé direito – o camisa 23 estaria machucado ainda antes da vitória contra o Dallas Mavericks, no último domingo. De lá, viu um quinteto titular com Denis Schroder, Malik Beasley, Troy Brow Jr, Jarred Vanderbilt e Anthony David. Do outro lado da quadra, Ja Morant, Desmond Bane, Dillon Brooks, Jaren Jackson Jr. e Xavier Tillman iniciaram o confronto.
Pode parecer só briga de egos, essa, aliás, bastante especulada nos últimos dias na imprensa norte-americana, mas a produção de AD aumenta sem LBJ em quadra. É como se a equipe toda confiasse mais no pivô para as ações ofensivas e ainda, do alto dos seus 2,08 metros, distribuísse quatro tocos, um deles em cima de Ja Morant. Ali só se iniciava um duelo particular, de emudecer parte do ginásio por alguns instantes.
The block
The save
The HUSTLEAD ? pic.twitter.com/7t1s1dh4Oq
— Los Angeles Lakers (@Lakers) March 1, 2023
Triplo-duplo de Morant
Mas enquanto Davis e Morant travavam um duelo particular, coadjuvantes passaram a pontuar. Não demorou muito e Austin Reaves (17 pontos no total) apareceu com as suas bolas de três (quatro) e Tillman começou a acertar os arremessos quando próximo ao aro (18 pontos). O pivô aproveitou a ausência do titular Steven Adam para ganhar mais minutos de quadra e também fazer a sua parte.

O último quarto começou com tudo ainda em aberto. A diferença era de nove pontos em favor dos Grizzlies. O técnico Taylor Jenkins chamou Morant de canto, abraçou o jovem jogador e deu instruções muito particulares para a partida, principalmente, para que não encarasse Davis sem necessidade. Outras opções no ataque estavam em aberto. Tanto que foi assim que conseguiu as duas assistências que faltavam nos minutos finais.
Do outro lado, Darwin Ham não pareceu ter o mesmo controle de jogo com os seus comandados. Davis, ainda com limitação de tempo devido às sucessivas lesões, voltou à quadra faltando 9min24 para o fim da partida. Fez falta enquanto esteve ausente, já que os Lakers se mostraram um tanto mais perdidos em momentos decisivos. Schroder estava na armação, mas sem o mesmo cuidado com a bola de D’Angelo Russell, outro lesionado e que não estava liberado para o confronto.
A atmosfera da arena, claro, também facilitou as coisas para o time local. Morant conseguiu o seu esperado triplo-duplo: 39 pontos, dez rebotes e dez assistências.
Esse foi o 11º triplo-duplo de toda a carreira do camisa 12 até aqui na NBA. Só na atual temporada, já são seis registros de partidas com dois algarismos em três fundamentos. Os números são do HashtagBasketball.
turn the M upside down. dats a W 〽️#BigMemphis
— Memphis Grizzlies (@memgrizz) March 1, 2023