Um funcionário do Minnesota Timberwolves foi demitido, preso e atenuado por suposto roubo de arquivos confidenciais da franquia.
O analista Somak Sakkar, de 33 anos, que anteriormente foi assistente técnico dos Wolves em jogos oficiais da NBA, está sobre custódia e enfrentará uma audiência na quinta-feira (21). O julgamento aconteceria ainda no dia 20, mas a falta de disponibilidade de uma advogado postergou a apresentação do caso em tribunal.
⚠️ Um funcionário do Minnesota Timberwolves foi demitido, preso e acusado de roubo por se apropriar de milhares de arquivos internos de um membro da diretoria.
O ex-funcionário, Somak Sarkar, roubou um HD do vice-presidente executivo do time, contendo dados financeiros do VP e… pic.twitter.com/grmlp8s2vW
— NBA da bad (@NBAdabad) March 20, 2024
De acordo com a queixa, Sachin Gupta, vice-presidente executivo dos Timberwolves responsável pelo departamento de análise da equipe, deixou um disco rígido conectado a um laptop em seu escritório no Target Center, arena dos Wolves, no dia 2 de fevereiro.
Este disco continha informações financeiras pessoais de Gupta, além de informações privadas da equipe, incluindo contratos de emprego e de jogadores.
Quando Gupta voltou ao trabalho três dias depois, percebeu que o disco rígido estava desaparecido. A vigilância revelou que Sarkar havia entrado duas vezes no escritório de Gupta no dia 3 de fevereiro. Sarkar foi demitido imediatamente.
Outro funcionário conseguiu recuperar o disco rígido de Sarkar, e a equipe determinou, após uma análise forense, que ele havia acessado mais de 5.000 arquivos e os transferido para outro dispositivo.
Agora, além de brigarem dentro de quadra para se manterem entre os melhores times da conferência oeste, os Wolves terão que lutar fora de quadra para evitar que informações sigilosas sejam divulgadas em um eventual vazamento.
Polícia de Minnesota faz descoberta na casa do ex-funcionário dos Timberwolves
Na segunda-feira (18), Sarkar foi preso, e a polícia executou um mandado de busca em sua casa, onde encontraram vários discos rígidos, um computador e três tablets. Um segundo mandado revelou que um dos dispositivos continha informações do disco rígido do vice-presidente executivo dos Timberwolves .
Sarkar havia sido transferido para fora do departamento de Gupta em agosto de 2023 e para a equipe técnica devido ao mau desempenho no trabalho.
Anteriormente, o ex-funcionário dos Wolves havia trabalhado em setores relacionados à análises em outras franquias, como New York Knicks e New Orleans Pelicans. Além disso, passou pouco mais de seis meses trabalhando para o Houston Rockets entre outubro de 2012 e junho de 2013.