Quem mais “fumou”? Astro do Heat já fez o mesmo gesto de LeBron James

André Merice | 21/11/2023 - 10:30

No confronto entre Los Angeles Lakers e Houston Rockets, uma situação peculiar envolvendo LeBron James chamou a atenção dos torcedores, gerando um alvoroço inesperado na Crypto.com Arena, em Los Angeles, Califórnia. Foi durante o intervalo do confronto, após LeBron errar uma bandeja que talvez em outros tempos não erraria.

James, de maneira descontraída, fez gestos como se estivesse fumando. A atitude não passou despercebida e rapidamente se espalhou pela internet, desencadeando uma enxurrada de brincadeiras e memes.

O que significa o gesto de LeBron James?

No universo do basquete norte-americano, o termo “smoked the layup” é usado quando um jogador desperdiça uma bandeja aparentemente simples, como foi o caso de LeBron contra o Houston Rockets.

Embora seja uma ocorrência comum em quadra, o verbo “smoke”, em inglês, possui também o significado de fumar. Sendo assim, o gesto bem-humorado de LeBron foi um trocadilho inteligente, unindo a expressão “smoked the layup” ao gesto de fumar, aproveitando para interagir com Chris Wood.

Essa não é a primeira vez que a situação acontece NBA. Jimmy Butler, em 2019, pelo Philadelphia 76ers, também se viu envolvido nessa mesma controvérsia ao realizar um gesto semelhante.

Por que LeBron James fez o gesto?

O encontro entre Los Angeles Lakers e Houston Rockets marcou mais um capítulo na rivalidade entre Dillon Brooks e LeBron James. Essa história vem se desenvolvendo ao longo dos anos, desde o momento em que Brooks ousou chamar James de “velho” durante a temporada anterior.

O clima esquentou ainda mais quando Brooks acertou o astro dos Lakers na virilha durante um embate entre as equipes, resultando na sua expulsão.

Antes do aguardado confronto entre as franquias, Brooks reafirmou sua opinião, sustentando que LeBron ainda é “velho”. Essas trocas de farpas adicionaram mais combustível a um duelo já carregado de tensão.

Ainda assim, dentro de quadra, foi LeBron quem mais brilhou. Com uma atuação impressionante, o Rei registrou 37 pontos, seis rebotes e oito assistências, alcançando feitos históricos ao se tornar o quarto jogador com mais assistências na história da NBA e o oitavo em roubadas de bola, totalizando 2.208 ao longo de sua carreira.

Dillon Brooks também não decepcionou. O jogador se destacou como o cestinha do Rockets, convertendo seis arremessos de três pontos.

No desfecho final, os Lakers emergiram com uma vitória apertada de 105 a 104, marcando mais um capítulo na saga entre esses dois times e jogadores.

Quando será o próximo jogo do Los Angeles Lakers?

  • 22/11 (quarta-feira), às 00h (de Brasília) – Los Angeles Lakers x Utah Jazz – NBA In-Season Tournament

Quando será o próximo jogo dos Houston Rockets?

  • 21/11 (terça-feira), às 00h (de Brasília) – Golden State Warriors x Houston Rockets – NBA
Escrito por André Merice
No Quinto Quarto desde janeiro de 2021, André Merice cursa o 7º período de jornalismo na Universidade de Ribeirão Preto. Apesar de ser torcedor do São Paulo Futebol Clube, André se encontrou na área dos esportes americanos e hoje se tornou "torcedor LeBron" e um admirador de Stephen Curry, o "Víbora".