Finais NBA: com triplo-duplo mesmo lesionado, Doncic assume derrota no Jogo 2

Paola Zanon | 10/06/2024 - 09:52

Melhor jogador em quadra mesmo com três lesões, Luka Doncic resolveu assumir a culpa pela derrota do Dallas Mavericks para o Boston Celtics no Jogo 2 das Finais da NBA, na noite de domingo (9).

O esloveno chegou ao TD Garden parecendo uma “múmia”, com os locais de lesão enfaixados: uma contusão torácica, uma torção no joelho direito e dores no tornozelo esquerdo.

Ainda assim, o principal jogador dos Mavs, aos 25 anos, conseguiu registrar 32 pontos, 11 rebotes e 11 assistências, tornando-se o jogador mais jovem na história da NBA com um triplo-duplo de pelo menos 30 pontos nas Finais e também o primeiro jogador do time de Dallas a registrar um triplo-duplo nas Finais —mas ele preferiu focar em seus erros e lances livres desperdiçados.

— No final das contas, meus turnovers e lances livres nos custaram o jogo. Preciso melhorar nesses quesitos. Para os próximos dois jogos, precisamos acertar os arremessos, lances livres e cometer menos turnovers, acho que essa é a chave—, declarou ele, durante a entrevista coletiva após a partida.

Apesar dos 32 pontos em 42 minutos, Doncic errou quatro de oito lances livres e perdeu a posse de bola oito vezes, enquanto o resto do time de Dallas cometeu apenas mais três turnovers. Os 11 erros permitiram que o time de Boston marcasse 18 pontos na vitória por 105 a 98.

Por outro lado, mesmo com todos os turnovers, a presença de Luka em quadra foi o ponto mais forte dos Mavericks; nos seis minutos sem ele em quadra, o time teve apenas 23% de aproveitamento nos arremessos —foram apenas seis acertos em 26 tentativas.

Doncic parece jogar sozinho

Mesmo lesionado desde as semifinais de conferência contra o Oklahoma City Thunder, Luka Doncic tem sido o principal nome do Dallas Mavericks na pós-temporada —e certamente, isso tem pesado em sua decisão de não desfalcar a equipe.

Até poucos minutos antes do Jogo 2 contra os Celtics, a presença do esloveno ainda era uma dúvida, principalmente após a contusão na região das costelas, somando três lesões no total. Uma possível ausência teria custado caro para os Mavs nas Finais.

Na série contra Boston, todos os outros jogadores do time estão com um aproveitamento de apenas 20% em arremessos livres do perímetro, ou seja, sem nenhuma contestação. Doncic tem 50% de acertos nessas condições, com duas bolas triplas convertidas em quatro tentativas; o resto do elenco tem quatro chutes convertidos em 20.

Kyrie Irving é o principal nome que precisa aparecer para “ajudar” Luka, principalmente no ataque. O veterano tem uma média de 21,9 pontos na atual pós-temporada, mas marcou apenas 12 e 16 pontos nas duas partidas contra os Celtics até aqui.

Escrito por Paola Zanon
Paola Zanon é jornalista formada pela Cásper Líbero, repórter e redatora com passagens pelo Notícias da TV, R7 e UOL Esporte. A carreira no jornalismo esportivo começou com a cobertura dos Jogos Pan-Americanos de 2019 pelo R7 até chegar ao Quinto Quarto em fevereiro de 2023. São-paulina de coração e apaixonada por basquete, futebol e viagens.