Finais da NBA: Jrue Holiday usa o poder da fé para tentar ‘frear’ Kyrie Irving

Marcelo Cartaxo | 05/06/2024 - 20:02

A bola sobre para Boston Celtics e Dallas Mavericks nas finais da NBA na quinta-feira (6). A partir das 21h (horário de Brasília), Jrue Holiday, armador celta que é considerado um dos melhores defensores da liga, estará diante de dois dos jogadores que mais impactaram ofensivamente na temporada: Kyrie Irving e Luka Doncic.

Em coletiva de imprensa na quarta-feira (5), Holiday foi questionado sobre o plano para marcar, em especial, Kyrie Irving, e a resposta foi simples: “rezar”.

Com essas palavras, o jogador em sua primeira temporada com o Boston Celtics resumiu o que fará dentro de quadra para tentar parar Kyrie, um dos jogadores mais temidos da NBA no mano a mano.

O receio de Jrue Holiday em marcar Kyrie Irving não é recente. O veterano de 35 anos enfrentou o astro do Dallas Mavericks em outras ocasiões, tanto vestindo a camisa do Milwaukee Bucks quanto a do Boston Celtics. Em entrevista enquanto ainda estava em Milwaukee, Jrue colocou Irving e Kemba Walker como os dois jogadores mais difíceis de serem marcados pela habilidade com a bola nas mãos e velocidade na hora de fazer jogadas.

No mano a mano, Kyrie Irving tem 24 pontos de média enfrentando times os quais Jrue Holiday estava em quadra, sejam os Bucks, ou Celtics. Ao todo, foram 20 confrontos diretos.

Jrue Holiday reconhece a grandeza das estrelas dos Mavericks e encara o desafio de conter Irving e Doncic

O Dallas Mavericks vai para as finais da NBA com dois dos jogadores com maior destaque na liga por sua habilidade com as bolas na mão.

Dessa forma, Holiday, por ser um dos destaques defensivos do time, pode marcar qualquer um dos dois dependendo da posse de bola. Uma tarefa difícil, mas que Jrue considera “divertido”.

O matchup tanto para a defesa dos Celtics quanto para o ataque dos Mavericks são os maiores desafios das equipes nos playoffs. Boston teve uma das melhores defesas em pontos cedidos por jogo, enquanto os Mavs vão para a final com um dos ataques mais letais da NBA nesta temporada.

Com Luka e Kyrie sendo as principais armas ofensivas, que sabem criar espaço tanto para eles mesmos quanto para seus companheiros arremessarem “livres”, a exaustão pode chegar mais rápido do que o esperado, mas o sistema defensivo dos Celtics também devem ficar sobrecarregados com as investidas de Dallas.

Cada posse importa nos playoffs, e os Celtics contam com Kristaps Porziņģis pela primeira vez desde a 1ª rodada da pós-temporada.

Escrito por Marcelo Cartaxo
Marcelo Cartaxo é um estudante de jornalismo na Universidade Veiga de Almeida, cujo interesse e paixão pelo jornalismo esportivo o levaram a acumular experiências em várias plataformas renomadas. Sua trajetória inclui colaborações notáveis em veículos como Premier League Brasil, Minha Torcida, Esportelandia, Futebol na Veia e ShaftScore.